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Sebrae divulga vencedores da Maratona de Negócios Sociais

Ao todo foram quatro projetos premiando ideias empreendedoras nos negócios sociais capixabas

Em 24/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Após uma semana intensa de capacitações, intercâmbio de ideias e muito aprendizado, na tarde da última quinta-feira (20), a Maratona de Negócios Sociais realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES), encerrou suas atividades premiando quatro dos 35 projetos inscritos.

O resultado surpreendeu a todos os presentes no Centro de Convenções de Vitória, tendo em vista que foram selecionados quatro projetos, e não três como se aguardava. Houve empate de dois concorrentes para o terceiro lugar.

O primeiro lugar foi para o projeto Biotrip, de Thiago Sudré, morador de Vitória. A proposta do projeto é prestar auxílio a produtores rurais na construção de alojamentos ecologicamente corretos (utilizando garrafas pet ou contêineres), com baixo custo, para abrigar aventureiros e viajantes que queiram se hospedar nas propriedades dessas famílias rurais. Os prêmios foram uma bolsa de estudos da Doctum (para curso superior) e um notebook da Marca Ambiental.

Para segundo lugar, o prêmio ficou com o projeto Equilibrium Bolsa de Lona, da participante Mikka Wentz, moradora de Vitória, que desenvolve bolsas produzidas de lona de banner, e trabalha com a ideia de elaborar um projeto de logística reversa, em que todas as empresas que utilizam esse material, possam destinar o descarte do mesmo de maneira sustentável. Mikka foi premiada com um kit de escritório da Doctum, uma bolsa do Empretec e um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE).

Para o terceiro lugar, houve empate entre os projetos PARE, de Fernando Modenesi, morador de Vitória, e Clínica Veterinária Popular Auaubergue, de Patricia Ribeiro de Oliveira, no município da Serra. O PARE é um projeto que funciona como uma espécie de caça-talentos para o voluntariado. Fernando criou um aplicativo que foi desenvolvido para orientar cidadãos com os variados tipos de voluntariado existentes, para que os cidadãos interessados possam conhecer e escolher que projetos ajudar. Já o Auaubergue, trata-se de uma clínica veterinária que presta atendimento e internação para animais de famílias carentes, com baixo custo, pois a ideia é reverter o bem para a sociedade. Ambos foram premiados com um kit de escritório da Doctum, uma bolsa do Empretec e um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE).

A Maratona de Negócios Sociais

A competição foi realizada com o intuito de revelar ideias empreendedoras geradoras de lucro, que causam impacto social e ambiental positivos. O concurso foi direcionado primeiramente a empreendedores residentes no Espírito Santo, que possuíssem negócio social já em funcionamento ou uma ideia capaz de fazer a diferença.

Os competidores participaram de um programa intenso de capacitação, consultoria de especialistas e mentoria. Os temas passaram por conceito de negócio social, avaliação de impacto social, sustentabilidade econômico-financeira, fontes de financiamento, técnicas de apresentação do negócio, desenvolvimento de clientes e vendas.

Durante os quatro dias de atividades, os candidatos realizaram tarefas e foram avaliados. Os melhores se apresentaram à banca, composta pela Federação da Indústria (Findes), Marca Ambiental, Faculdade de Direito de Vitória (FDV), provedores de serviços e representantes do Sebrae.

Fonte: Priscilla Bittencourt / Sebrae-ES