EDUCAÇÃO

Sebrae oferece capacitações gratuitas na Semana do MEI.

Durante uma semana serão oferecidas diversas capacitações gratuitas e incentivo á formalização em diversos municípios do estado.

Em 09/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Semana do Microempreendedor Individual será realizada entre os dias 13 e 18 de abril e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) vai oferecer capacitações gratuitas e oportunidade para a formalização de empreendedores em 36 municípios capixabas, contemplando as regiões Norte, Sul, Serrana e Grande Vitória. Ao todo serão 57 locais de atendimento durante o período. Os interessados em participar devem comparecer aos pontos onde serão ofertadas as capacitações.

As oficinas acontecerão, em alguns lugares, de segunda a sábado, durante os turnos da manhã, tarde e noite. Entre os temas abordados estão palestras de acesso ao crédito e as oficinas voltadas especialmente para os MEI’s: SEI Comprar, SEI Empreender, SEI Controlar Meu Dinheiro, SEI Vender e SEI Planejar. “além das capacitações também vamos orientar sobre formalizações, envio de Declaração, pagamento de boletos, além de orientação técnica sobre a área de atuação do cliente”, explicou a gestora do programa Microempreendedor Individual do Sebrae ES, Renata Braga.

Segundo a gestora, a 7ª Semana do Microempreendedor Individual é um evento de grande importância para os empresários desta categoria e também para os empreendedores que pretendem iniciar seu próprio negócio. “A alta demanda que temos tido por capacitações na área Financeira, Compras e Atendimento ao Cliente representa mais do que um simples crescimento numérico da categoria de MEI’s, mas a busca por um desempenho cada vez melhor. Além disso, a metodologia das Oficinas SEI foi desenvolvida para atender ao perfil desse público, utilizando uma linguagem muito simples, de fácil compreensão. Isso facilita que os microempreendedores coloquem em prática tudo que aprenderam nas capacitações”, afirma.

O fotógrafo Beto Morais se formalizou como Microempreendedor Individual há um ano e já se programou para participar das capacitações oferecidas na Semana do MEI. “Tenho conhecimento sobre fotografia, mas preciso melhorar a gestão do meu negócio. Por isso pretendo participar das oficinas que serão oferecidas”.

Para Beto, o evento é muito importante para os empreendedores. “Essa é uma iniciativa muito boa, pois aproxima o empresário do Sebrae. É uma semana inteira voltada especialmente para os MEI’s, com capacitações em horários especiais. Parabéns ao Sebrae pela iniciativa”, afirmou.

Microempreendedor Individual

O Microempreendedor Individual é uma categoria jurídica destinada aos profissionais que atuam por conta própria, com faturamento de até R$ 60 mil ao ano e não possuem participação em outras empresas como sócio ou titular. Depois de formalizado, o empreendedor paga uma taxa mensal de, no máximo R$ 45,40, e passa a contar com diversos benefícios, além de adquirir o direito ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), à emissão de notas fiscais e a concorrer em licitações públicas.

Fonte: Sebrae/ES