TEMAS GERAIS

Secont reforça transparência com decreto do governo digital

Secont está comprometida com a implementação das novas exigências de transparência.

Em 29/07/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

A Secont realizará o monitoramento do cumprimento do decreto através do Índice de Transparência Pública do Poder Executivo Estadual, avaliado anualmente.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) está comprometida com a implementação das novas exigências de transparência estabelecidas pelo Decreto Nº 5778-R, publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial do Estado. O decreto regulamenta o Governo Digital Estadual, abrangendo todos os órgãos e empresas estatais do Espírito Santo.

>> Cartilha orienta como identificar boatos na internet

O Capítulo IV, Seção I, artigos 27 a 29, do decreto detalha as exigências de transparência que serão monitoradas pela Secont. A partir de agora, os órgãos e entidades estaduais deverão divulgar informações detalhadas sobre o orçamento anual, execução de despesas e receitas, repasses de recursos, convênios, licitações, notas fiscais eletrônicas, dados sobre servidores, viagens custeadas pelo governo, sanções administrativas, currículos de chefias, inventário de bases de dados e concessões de recursos financeiros.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, destacou a importância dessas novas diretrizes:

"Grande parte das exigências já era atendida devido aos critérios das avaliações de transparência que seguimos rigorosamente. Para as novas demandas, faremos consultas adicionais no Portal da Transparência e trabalharemos em parceria com outros órgãos para garantir que todas as informações sejam disponibilizadas de forma clara e acessível”, destacou o secretário. 

A Secont realizará o monitoramento do cumprimento do decreto através do Índice de Transparência Pública do Poder Executivo Estadual, avaliado anualmente.

"Estamos atualizando nossos guias e manuais de transparência para capacitar os servidores públicos nas novas demandas. A Secont também participará ativamente do Comitê Estadual de Governo Digital, criado pelo decreto, para colaborar com a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e outros órgãos na implementação eficaz dessas novas diretrizes", acrescentou o subsecretário.

Com a implementação dessas novas exigências de transparência, o Governo do Espírito Santo visa ampliar o acesso às informações governamentais e promover o controle social. (As informações são da Secont)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Cartilha orienta sobre como identificar boatos na internet
Curso do Detran|ES ensina técnicas para motociclistas
Atividades físicas proporcionam melhores dias dos avós
Brasil registra três mortes ao dia de crianças por afogamento
Gari pode sofrer acidente por descarte incorreto de lixo
Uma em cada 11 pessoas pode ter passado fome em 2023
Oportunidade: Bandes leiloa imóveis nesta terça-feira (23)
Aberto prazo para transferência temporária de local de votação
Procon-ES apreende mais de 100 quilos de produtos vencidos

TAGS:
SECONT | TRANSPARÊNCIA | DECRETO | GOVERNO DIGITAL | EXIGÊNCIA