CIDADE

Secretário apresenta projeto de macrodrenagem para Garanhuns, Vila Velha.

A reunião foi na Associação de Moradores de Praia das Gaivotas, com a presença de Rodney Miranda.

Em 28/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Na noite de ontem (27), o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, apresentou aos moradores de bairros vizinhos à bacia do Guaranhuns, em Vila Velha (ES), as intervenções que serão realizadas na região, dentro do conjunto de obras do projeto de macrodrenagem metropolitana.

A reunião aconteceu na Associação de Moradores do bairro Praia das Gaivotas e contou com a presença do prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, de autoridades locais e de líderes comunitários.

Em sua fala, o secretário destacou os objetivos das obras de macrodrenagem. “Vamos reduzir significativamente os alagamentos em Vila Velha, gerando mais qualidade de vida, saúde e segurança para a população. Além disso, essa melhoria é um incentivo à instalação de novas atividades econômicas no município”, afirmou.

João Coser destacou que o início das intervenções na Bacia do Guaranhuns foi autorizado, no último dia 23 de maio, com a assinatura da ordem de serviços para a remoção e reconstrução da ponte sobre a rua Dr. Moacir Gonçalves. “Essa é a primeira de muitas obras que iremos realizar na região. Vamos ampliar a seção da ponte que hoje tem 6m para aproximadamente 15m. Isso vai melhorar o escoamento da água, especialmente em dias de fortes chuvas”, explicou.

Fazem parte ainda das intervenções previstas para a região a remoção e reconstrução, com ampliação de seção, das pontes na avenida Leila Diniz e na Rodovia Darly Santos; a ampliação da capacidade de escoamento do canal Guaranhuns; a implantação de polders com bombeamento (diques fechados) nos bairros Pontal das Garças e Darly Santos; ampliação do canal de Araçás; e microdrenagem, sistema viário e urbanização do Canal Guaranhuns.

O prefeito Rodney Miranda afirmou que este é um momento ímpar na história de Vila Velha. “É bom saber que hoje Vila Velha conta com o apoio efetivo do Governo do Estado”.

Macrodrenagem

As intervenções fazem parte da primeira etapa das obras de manejo de águas pluviais das principais bacias em Vila Velha, Cariacica e Viana. Os investimentos são oriundos de uma parceria do Governo Estadual junto ao Governo Federal e à Caixa Econômica. Ao todo serão investidos aproximadamente R$ 350 milhões. Esse é o maior investimento em macrodrenagem já realizado no município.

Com a conclusão das obras, estima-se uma redução em 50% na extensão das áreas que sofrem alagamentos. As obras já realizadas pelo município de Vila Velha, como a estação de bombeamento em Guaranhuns são complementares ao projeto do Governo do Estado.

Fonte: Secom/ES