EDUCAÇÃO
Secti já qualificou cerca de 2 mil adolescentes do Iases
Os cursos oferecidos são presenciais e diversos.
Em 13/10/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em 2020, 14 cursos foram disponibilizados para 172 socioeducandos, mas, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os cursos foram interrompidos e os adolescentes aguardam o retorno das aulas.
A Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) já qualificou 1.878 adolescentes atendidos pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). O resultado é fruto da parceria entre os órgãos, assinada na Portaria nº 024-R, de 2017, e aprimorada na Portaria nº 010-R, de 2019, ano de lançamento do Programa Qualificar ES, que oferece cursos de qualificação profissional gratuitos para a população.
A subsecretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Solange Maria Batista de Souza, explicou sobre a parceria.
“A importância dessa portaria se deu a partir de uma experiência de parceria entre a Secti e a SEDH, por meio do Iases, como consolidação de uma política pública intersetorial. O fortalecimento dessa portaria, em 2019, ocorreu com a implementação do Programa Qualificar ES, que visa à qualificação profissional de jovens residentes no Espírito Santo, com uma proposta inovadora para promover a melhoria de vida da população capixaba”, pontuou a subsecretária.
Para Solange Maria Batista de Souza, o programa contribui para a inclusão do jovem no mercado de trabalho.
“Vimos a qualificação profissional, por meio do Qualificar ES, como uma possibilidade para que os jovens em medidas socioeducativas conquistassem habilidades e competências que pudessem contribuir com a sua inclusão e reintegração social, além de poderem ter a oportunidade de serem inseridos no mundo do trabalho de forma empreendedora ou na empregabilidade”.
Os cursos oferecidos são presenciais e diversos. Atendimento ao Cliente, Garçom, Informática, Rotinas Administrativas, Maquiagem, Balconista de Farmácia, Panificação, Organização de Eventos, Robótica, Assistente de Logística, Lógica e Programação e Operador de Caixa foram algumas opções.
Em 2018, 1.123 socioeducandos foram matriculados em 22 cursos e, desse total, 862 adolescentes concluíram os cursos. Em 2019, 1.313 internos foram matriculados em 27 cursos e 1.016 receberam os certificados profissionais. Em 2020, 14 cursos foram disponibilizados para 172 socioeducandos, mas, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os cursos foram interrompidos e os adolescentes aguardam o retorno das aulas.
"O acesso do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa à educação e à qualificação profissional é um direito fundamental, além de ser um compromisso do Iases em contribuir para a transformação e o desenvolvimento da juventude capixaba. A profissionalização abre novas possibilidades no retorno do adolescente ao convívio social, tendo ele a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, gerar renda e, assim, trilhar novos caminhos", afirmou o diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Secti)