EDUCAÇÃO

Sedu abre inscrições para cursos técnicos de nível médio

Sedu inicia o período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de cursos técnicos

Em 28/01/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: senivpetro no Freepik

A proposta é possibilitar que os alunos conciliem os estudos da educação básica com a formação técnica, adquirindo conhecimentos práticos e competências alinhadas às demandas do mundo do trabalho.

A Secretaria da Educação (Sedu) inicia, nesta quarta-feira (28), o período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de cursos técnicos de nível médio, na forma concomitante, em parceria com o Sistema S, formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As inscrições seguem abertas até o dia 20 de fevereiro de 2026, às 23h59, e devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.selecaoaluno.es.gov.br.

Ao todo, estão sendo ofertadas 2.117 vagas distribuídas em 13 municípios capixabas: Aracruz, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vitória e Vila Velha. As oportunidades contemplam áreas estratégicas e de alta demanda no mercado de trabalho, como Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Eletrotécnica, Eletromecânica, Estética, Informática, Informática para Internet, Logística, Mecânica e Segurança do Trabalho.

O processo seletivo é destinado aos estudantes da Rede Pública Estadual que estejam cursando a 1ª ou a 2ª série do Ensino Médio regular, ou a 1ª ou 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Médio, ampliando o acesso à educação profissional de forma integrada à formação escolar. A proposta é possibilitar que os alunos conciliem os estudos da educação básica com a formação técnica, adquirindo conhecimentos práticos e competências alinhadas às demandas do mundo do trabalho.

Para o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, a iniciativa representa um avanço significativo na construção de trajetórias mais promissoras para os jovens capixabas.

“A educação profissional amplia horizontes e cria pontes concretas entre a escola e o mundo do trabalho. Ao oferecer cursos técnicos em parceria com o Sistema S, garantimos que nossos estudantes tenham acesso a uma formação de qualidade, conectada às demandas do mercado, sem abrir mão da continuidade dos estudos. É uma política que gera oportunidades, promove inclusão e contribui para o desenvolvimento do Espírito Santo”, destacou.

Confira todas as informações no edital nº 02/2026. (As informações são da Sedu) 

Leia também:

Aulas da Rede Municipal de Aracruz se iniciam na quarta (4)
Viana abre inscrições para 300 vagas em cursos gratuitos
Inep emitirá declaração do ensino médio a partir de sexta
Vitória abre inscrições para cursos de costura e culinária
Serra reúne diretores em preparação para início do ano letivo

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET