EDUCAÇÃO

Sedu anuncia os contemplados da Grande Vitória para o intercâmbio 2015.

Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, África do Sul e Argentina. Esses serão os próximos destinos de 100 capixabas.

Em 27/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, África do Sul e Argentina. Esses serão os próximos destinos de 100 estudantes da rede estadual de ensino do Espírito Santo, para aprimoramento de conhecimento nas línguas Inglesa ou Espanhola. Nesta quarta-feira (27) foi anunciada a relação de alunos dos Centros Estaduais de Idiomas (CEIs) da Grande Vitória, no auditório do Centro Estadual de Ensino Técnico (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha.
 
O evento foi uma verdadeira festa. Além do anúncio dos estudantes contemplados, também foi realizado o sorteio que definiu em qual país os alunos farão o intercâmbio. As opções: Canadá, Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e África do Sul.
 
Junior Avilla, de 19 anos, que foi sorteado para estudar na Inglaterra, disse que estudou muito em cada e no Centro Estadual de Idiomas. “Espero aprender muito com a nova cultura. Agradeço o apoio da professora Katia, do Centro,  que sempre me incentivou bastante, da Sedu e do Governo do Estado pela oportunidade”, falou emocionado Junior.
 
No Programa Intercâmbio Sedu 2015 foram ofertadas 100 bolsas, sendo 20 na modalidade High School, 72 na modalidade Curso Intensivo de Inglês e 08 na modalidade Curso Intensivo de Espanhol, todas destinadas ao aprimoramento do conhecimento de línguas estrangeiras.
 
 “Com objetivo de oferecer aos estudantes da rede pública estadual a oportunidade igual a dos jovens da escola particular, surgiu a ideia em 2008 de criar os Centros Estaduais de Idiomas. No início eram quatro Centros, hoje contamos com seis e mais de 15 mil estudantes já foram contemplados com os cursos de Inglês e Espanhol. A oportunidade de fazer um intercâmbio é única. Hoje, além dos jovens, que conseguiram a vaga por dedicação e merecimento, parabenizo também os pais e familiares, pois a educação são duas vias, a família e a escola, e precisamos caminhar juntos”, destacou o secretário de Estado da Educação Haroldo Rocha.
 
“Tentei em 2013/2014 e não consegui passar. Mas, não desisti. Continuei estudando bastante. Nesse ano, tive a oportunidade de passar para o país que eu queria. Acredito que o intercâmbio vai ser essencial na minha vida, pois pretendo fazer o curso de Letras Inglês, disse Roberta da silva, de 18 anos, que vai para a Inglaterra.
 
A mãe da aluna Roberta, Ana Cristina da Silva estava presente no evento e ficou muito feliz com o resultado. “É uma conquista dos filhos e dos pais, pois almejamos o melhor para nossos filhos, e essa oportunidade é única na vida deles. Sei que muitas portas vão se abrir futuramente no mercado de trabalho para esses alunos”, disse Ana.
 
Flavia Pissarra é uma das estudantes que vai para a Argentina. “Escolhi o espanhol porque já faço o curso de Inglês na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Então, queria ser fluente em outra língua. Será ótimo para o meu currículo, pois o mercado exige que o funcionário tenha uma segunda e até uma terceira língua”, relatou Flavia.
 
Anúncio no interior
 
Para os finalistas que concorrem pelo CEI de Cachoeiro de Itapemirim, o anúncio será nesta quinta-feira (28), às 15 horas, no auditório do CEI Átila de Almeida Miranda. Já para os estudantes do CEI de Colatina, o resultado será divulgado na sexta-feira (29), na Escola Estadual Conde de Linhares, às 17 horas.
 
Programa de Intercâmbio
 
O Programa de Intercâmbio é uma ação realizada desde 2010, que tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma. Desde o início, 173 estudantes já participaram do programa.
 
A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares, atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou espanhol foi imprescindível para ingresso.
 
Centro Estadual de Idiomas
 
O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI), em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos alunos do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.
 
As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012 foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, os CEIs atendem 5.310 estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino.
 
Serviço:
Estudantes do CEI Cachoeiro 
Data: 28/05 (quinta-feira)
Horário: 15 horas
Local: CEI Átila de Almeida Miranda, em Cachoeiro de Itapemirim.
 
Estudantes do CEI Colatina
Data: 29/05 (sexta-feira)
Horário: 17 horas 
Local: Escola Estadual Conde de Linhares, em Colatina.
 
 
Informações Adicionais:
(27) 3636-7874
 
Fonte: Secom/ES