ESPORTE INTERNACIONAL
Seleção terá semana detox antes de treinos com bola
Neymar volta de lesão, Cássio atuou 71 vezes; comissão quer equilibrar atletas.
Em 22/05/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Tite não vê a hora de soltar a bola em campo nos pés de seus convocados para a Copa do Mundo, mas essa primeira semana de preparação vai impor algumas restrições ao ímpeto do treinador. Serão os “treinos detox”, expressão usada com bom humor entre a comissão técnica para definir o trabalho de eliminar toxinas do corpo dos atletas e afinar o grupo rumo à Rússia.
Preparadores físicos, fisiologistas, fisioterapeutas e médicos estão recebendo jogadores em situações muito distintas na Granja Comary. Há quem esteja parado há meses, caso de Neymar – 41 jogos ao longo de um ano para cá –, e há quem venha de uma intensa maratona, como Paulinho – 71 partidas no mesmo período. Uns se machucaram mais, outros menos.
Equilibrar os convocados é a missão desta semana.
– Precisamos quantificar e é muito importante tentar equilibrar a condição que os atletas estão se apresentando. São jogadores que vêm de diversos clubes, com métodos diferentes de trabalho, é importante tentar unificar esse conhecimento. Faremos diversos testes para medir as condições física e muscular para prevenirmos e chegarmos à Copa do Mundo na melhor situação possível – explicou o fisiologista Luiz Antônio Crescente.
“Detox” está na moda. A cada esquina ouvem-se pessoas falando em eliminar impurezas contraídas em excessos nos fins de semana, nas festas... Na Seleção, consiste em eliminar toxinas, substâncias produzidas durante toda uma temporada de esforço muscular.
Para ter uma noção precisa do estado atual de cada um, exames físicos, clínicos e de imagem, além de outros exigidos pela Fifa e também rotineiros, como avaliações sanguíneas e cardíacas, estão sendo feitos nesses primeiros dois dias de trabalho na Granja Comary.
– A Fifa solicita o preenchimento de um protocolo e alguns exames são solicitados para que os atletas possam participar da Copa do Mundo. Temos teste ergométrico, exames de sangue, avaliação médica, ecocardiograma. Além disso, nós estendemos e acrescentamos uma avaliação física para entender a questão de equilíbrio muscular de cada um – disse o médico Rodrigo Lasmar.
Quem jogou mais? Quem jogou menos?
Dos 23 convocados, 20 atuam na Europa e, portanto, estão em fim de temporada. Esse grupo está restrito a 17 nessa primeira semana, já que Marcelo e Casemiro, do Real Madrid, e Firmino, do Liverpool, só vão se apresentar na próxima segunda-feira, em Londres, por causa da final da Liga dos Campeões, marcada para sábado, em Kiev.
Depois de Paulinho, castigado fisicamente pela sequência da transferência do Guangzhou Evergrande para o Barcelona sem férias no meio, Willian foi o mais escalado. Eleito por seus companheiros de equipe o melhor jogador da temporada no Chelsea, ele disputou 70 partidas do dia 21 de maio do ano passado para cá.
Na outra ponta da tabela está o lateral-esquerdo Filipe Luís, que padeceu com uma sequência de lesões no Atlético de Madrid e, por causa delas, tem só 33 jogos nesse mesmo período.
O preparador físico Fábio Mahseredjian até celebra casos em que não há excesso de atividade, mas seu desafio será colocar o grupo em condição semelhante para que Tite acelere as etapas, principalmente a partir da semana que vem, em Londres.
Veja quantos jogos fez cada convocado no período de um ano para cá:
- Paulinho e Cássio: 71
- Willian: 70
- Firmino: 67
- Alisson: 64
- Casemiro: 61
- Fernandinho: 60
- Fagner: 59
- Coutinho: 58
- Gabriel Jesus e Douglas Costa: 55
- Marcelo: 53
- Geromel: 51
- Marquinhos e Thiago Silva: 50
- Ederson: 47
- Miranda: 45
- Taison: 42
- Neymar: 41
- Renato Augusto: 40
- Fred: 38
- Filipe Luís: 33
(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)