EDUCAÇÃO

Selo identificará gestão comprometida com a alfabetização

Além de reconhecer esforços, a medida visa a incentivar e disseminar as boas práticas.

Em 23/09/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

De acordo com o governo federal, a mudança na condução da política pública de educação possibilitou a recuperação do desempenho da alfabetização após a pandemia de covid-19.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Iniciativas da gestão pública de municípios, estados e do Distrito Federal para assegurar o direito à alfabetização em todo o país passarão a ser reconhecidas por meio do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização (Selo Alfabetização). Além de reconhecer esforços, a medida visa a incentivar e disseminar boas práticas.

>> Estudantes indígenas buscam mais espaço nas universidades

O Selo Alfabetização foi instituído nesta segunda-feira (23) por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A medida, que faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada está publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com o governo federal, a mudança na condução da política pública de educação possibilitou a recuperação do desempenho da alfabetização após a pandemia de covid-19. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, após cair para 36%, em 2021, o patamar de alfabetização definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para o 2º ano do ensino fundamental atingiu 56% em 2023.

Ações, políticas, formação de educadores e materiais didáticos complementares alinhados ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada serão os critérios avaliados para a concessão do selo.

Para participar, além das iniciativas, as gestões públicas precisam ter aderido ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e integrar a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).

Os esforços serão reconhecidos por comissões técnicas de avaliação instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) para classificar e selecionar as secretarias de Educação concorrentes. Após o recebimento do Selo Alfabetização, as unidades da federação poderão usar a marca em suas ações de comunicação em redes sociais, internet e canais de divulgação.

A duração, dimensão e critérios da marca e as regras complementares ao processo de seleção para verificação das evidências relativas aos esforços e às iniciativas de gestão pública das secretarias de Educação serão estabelecidos por meio de edital para cada edição do Selo Alfabetização. (Fabíola Sinimbú/Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Estudantes indígenas buscam mais espaço nas universidades
Blitz educativa nesta sexta-feira marca a Semana do Trânsito
Escola brasileira está entre as três melhores do mundo
Inscrições abertas para curso de pilotagem de motocicleta
Começa o 10º Festival de Linguagens Integradas de Vitória
Estudo alerta aumento de pós-graduação em medicina
Sedu anuncia países de destino do Programa de Intercâmbio
Sejus amplia formação para marceneiros no sistema prisional

TAGS:
SELO | GESTÃO | ALFABETIZAÇÃO | PRÁTICAS | ESFORÇOS