POLÍTICA INTERNACIONAL
Sem muro, não haverá reforma migratória, diz Trump
Questão migratória está no centro de discussão que liberou orçamento provisório.
Em 24/01/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na terça-feira (24) aos democratas que, se eles não apoiarem as dotações orçamentais para construção do muro com o México, os republicanos não aprovarão a reforma de imigração para os "sonhadores", como são conhecidos os imigrantes que foram para os EUA ilegalmente ainda crianças.
"O 'chorão' Chuck Schumer [líder democrata no Senado] entende perfeitamente, especialmente após sua humilhante derrota, que se não há muro, não há DACA (sonhadores)", disse Trump, em uma mensagem publicada no Twitter.
Trump referiu-se a negociação sobre os orçamentos que republicanos e democratas iniciaram após a reabertura, na segunda-feira (22), do governo após uma paralisação de três dias por falta de fundos, segundo a Efe.
As duas partes foram convocadas para negociar até o dia 8 de fevereiro, data em que o governo voltará a ficar sem fundos e pode enfrentar uma nova paralisação se não houver um acordo.
A suspensão do programa, que concede status legal temporário a jovens imigrantes em situação ilegal, foi anunciada pelo governo de Donald Trump em 2017. No início de janeiro, a justiça bloqueou a suspensão do programa, medida que o governo classificou como "escandalosa". Clique aqui para entender o programa.
(Foto: Evan Vucci/AP)