EDUCAÇÃO
Semana de Arte Moderna inspira atividades em Vitória
A Semana de Arte Moderna inspira atividades na Educação Infantil das escolas de Vitória.
Em 29/11/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Para as professoras, a arte tem papel fundamental na educação, favorecendo a criatividade afetiva e social. As crianças se envolveram com os diversos projetos de sala de aula e atividades desenvolvidas.
A Semana de Arte Moderna, realizada de 13 a 18 de fevereiro de 1922, completou 100 anos e segue influenciando a arte, a cultura e a educação no Brasil. No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Eldina Maria Soares Braga, em Grande Vitória, as 14 turmas desenvolveram trabalhos em comemoração ao centenário do evento, por meio do projeto "Arte no cotidiano da Educação Infantil", alcançando as 411 crianças matriculadas no Cmei.
"Quanto mais elementos artísticos são apresentados para as crianças, mais rica será a linguagem e a expressividade delas, aumentando o repertório cultural e histórico da criança e auxiliando no desenvolvimento, concentração, disciplina, imaginação e criatividade", destacou a professora de Arte Maria Goreth Salustiano.
Entre os artistas escolhidos para serem trabalhados com as crianças, destaque para Tarsila do Amaral. Nas turmas 5D, 6A e 6B, as professoras Elisabete Dutra, Maria Goreth e Keli desenvolveram o projeto "Passeando pela Arte Moderna", com o objetivo de levar a expressividade de diferentes linguagens artísticas, promovendo um olhar perceptivo, a sensibilidade a diferentes formas, propiciando o desenvolvimento de habilidades gestuais, verbais e intelectuais das crianças.
As crianças trabalharam a partir do quadro "Morro da Favela", obra pintada por Tarsila em 1924. A partir daí, as professoras foram desenvolvendo outras atividades, englobando também poemas de Cecília do Amaral e composições de Vinicius de Moraes.
Envolvimento
Para as professoras, a arte tem papel fundamental na educação, favorecendo a criatividade afetiva e social. As crianças se envolveram com os diversos projetos de sala de aula e atividades desenvolvidas. As turmas também fizeram apresentações no Cmei, com a presença das famílias.
"Gostei muito da explicação que a professora fez sobre o projeto no dia da apresentação", disse o pequeno Victor Campos dos Santos, do grupo 5.
A avó dele, Sebastiana Silva dos Santos, aprovou as atividades.
"Gostei da apresentação. A criança movimenta o corpo. Elas ficaram o tempo todo vendo televisão devido à pandemia, um ano sem brincadeiras", pontuou.
"Meu pai chorou de emoção. Eu dancei muito legal", contou Heloísa dos Santos Miranda, também do grupo 5.
"Foi legal, quase ninguém fala do meio ambiente", observou Kathelen Vitória Silva, mãe da pequena Eloah Vitória, do grupo 6.
Eu canto, conto e encanto
A professora Josiane Lipphaus Neves, do grupo 1, que são bebês de seis meses a um ano, falou sobre as atividades pensadas e desenvolvidas com essa faixa etária por meio do projeto de sala de aula "Eu canto, conto e encanto".
"Compreendendo que a arte possui muitas facetas e diferentes abordagens, não podendo ser vista como certa ou errada, bonita ou feia, entendendo, ainda, que a arte tem, em sua essência, a expressão do sentimento e a liberação daquilo que está no íntimo do indivíduo que a produz, percebemos, assim, que poderíamos trabalhar com os nossos pequenos bebês do grupo 1, a arte de diferentes formas, atrelando a música, as histórias e as brincadeiras", enumerou.
Assim, a turminha participou de apresentações de histórias através de livros, fantoches e dobraduras; danças com músicas que estimulavam o movimento corporal; elaboração e confecção de brinquedos com materiais não estruturados; exploração de diferentes materiais e texturas; produção de tela com colagem de folhas e galhos, além de outras atividades.
A arte de cantar, brincar e aprender com os animais
Nas turmas do grupo 2 A e C, as professoras trabalharam com o projeto "A arte de cantar, brincar e aprender com os animais".
"Procuramos relacionar a música, a releitura de obras e a poesia de artistas e poetas com as crianças, como Ivan Cruz, Vinicius de Moraes e Cecília Meireles, trabalhando o cotidiano brasileiro, valorizando o que é nosso. Todos os objetivos foram atingidos, as crianças tiveram a oportunidade de fazer releituras de obras, valorizando as cores fortes", destacou a professora Maria de Fátima Ferreira.
Arte: brincar, colorir e aprender
Já nas turmas do grupo 3 A e B, o projeto foi "Arte: brincar, colorir e aprender". A professora Maria das Graças Ribeiro contou que, entre as atividades desenvolvidas, as crianças fizeram releituras de obras do pintor Ivan Cruz, que retratam brincadeiras e brinquedos como o barquinho de papel, pipas e a roda.
"A arte oferece oportunidade para o desenvolvimento da criança, uma vez que ela manipula diversos tipos de materiais, além das manifestações espontâneas que surgem nas brincadeiras, na construção do brinquedo, de forma lúdica na dança, nos desenhos, na pintura, na dramatização, nos contos e nas histórias. Trabalhar com arte na Educação Infantil é oferecer um mundo de possibilidades de aprendizagens diferentes e necessárias de modo lúdico e progressivo", ressaltou a professora. (Secom/PMV)
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