EDUCAÇÃO
Semana do Autismo realiza ações de conscientização em Viana
Evento conta com ações voltadas ao tema, como troca de ideias, diálogo e roda de conversa
Em 05/04/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
No turno do matutino, a turma do 5º ano participou de uma apresentação sobre o tema, como uma oportunidade para refletir sobre essa condição e entender quais são as ações necessárias para promover a inclusão social das pessoas do espectro.
Para difundir informações sobre o autismo e promover inclusão nas escolas, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove a partir desta segunda-feira (04) a Semana do Autismo nas escolas da rede municipal de ensino.
O evento, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no último sábado (02), conta com uma serie de ações voltadas ao tema, dentre elas, troca de ideias, diálogo e roda de conversa. As atividades serão promovidas até esta sexta-feira (08).
Na EMEF Padre Antunes Siqueira, em Viana Sede, as atividades de reflexão do tema do autismo estão no cotidiano dos estudantes. No turno do matutino, a turma do 5º ano participou de uma apresentação sobre o tema, como uma oportunidade para refletir sobre essa condição e entender quais são as ações necessárias para promover a inclusão social das pessoas do espectro.
Para a professora de educação especial, Rayane Severiano Sabino, é um processo de ensino cuidadoso.
“As interações do aluno com as matérias são desenvolvidas com jogos de memórias e imagens educativas, para que assim ele consiga compreender o formato de ensino com os outros estudantes dentro da sala”, conta a professora.
A gerente de Educação Especial de Viana, Gabriela Roncatti Ferreira, destacou que as atividades devem considerar todas as características e necessidades, comportamentos legais, que garantam aos alunos autistas mais qualidade de vida e cidadania.
“A ideia é trazer as ações, com o objetivo de direcionar a todos os profissionais das unidades de ensino, orientando sobre o papel de cada um na inclusão escolar, promovendo situações de formação, com o intuito de transpor as barreiras atitudinais”, enfatizou Gabriela. (Secom/PMViana)
Leia também:
> ES: Aulas de nivelamento para melhorar a performance
> Começa nesta segunda prazo para pedir isenção no Enem
> MEC lança campanha contra o abandono e a evasão escolar
> TSE e Sedu realiza ações por meio do programa #SerEleitor
> Brasil leva prêmios em regionais de FRC em São Francisco e NY
> Educação financeira é tema de palestra em escola de Viana
> Estudantes do Espírito Santo se destacam na FEBRACE 2022
> Sedu faz cadastro para alunos de Cmei em Colina da Serra
> Sedu abre as inscrições para a "Formação Projeto de Vida"
> Serra: uma moderna abordagem de educação será implantada
TAGS: VIANA | AUTISMO | ESCOLAS | EDUCAÇÃO | CONSCIENTIZAÇÃO