CIDADANIA

Semana do Bebê vai promover variadas ações em Vitória no mês de agosto.

A Prefeitura de Vitória e o Unicef já estão realizando encontros periódicos para a construção do evento.

Em 06/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Uma grande mobilização social em favor da primeira infância é o que pretende a II Semana do Bebê, que acontecerá no mês de agosto. A Prefeitura de Vitória e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) estão realizando encontros periódicos para a construção do evento.

Nesta última terça-feira (2), foram dados mais alguns passos importantes, como a inserção do lançamento do Plano Municipal da Primeira Infância durante a semana, abertura do evento e encerramento com várias ações e prestações de serviço.

"Só neste ano foram realizadas 42 Semanas do Bebê em vários municípios do Brasil e no Espírito Santo. Vitória está entre as oito cidades que realizam o evento", declarou a consultora do Unicef Maria Isabel Abelson.

Segundo a consultora, o Brasil já avançou muito na oferta de serviços que impactam a primeira infância, como o número de consultas pré-natal e a disponibilização de vacinas.

Cuidados

De acordo com o Unicef, o cuidado e a atenção durante a primeira infância podem alterar o curso de toda uma vida. Esse período compreende do nascimento aos primeiros seis anos de idade.

A Semana do Bebê acontece em Vitória integrada à Semana Mundial do Aleitamento Materno, no mês de agosto, com propostas de capacitação continuada dos agentes comunitários, profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Referência em Assistência Social (Cras), com o intuito de garantir saúde, segurança e estímulos positivos para as crianças.

"Como trabalhamos em uma gestão compartilhada, a grande maioria das secretarias da Prefeitura já está envolvida no planejamento da Semana do Bebê", disse a referência técnica em saúde da criança, Renilsa Amorim Souza.

Parque

Para o encerramento, está sendo planejada uma manhã de prestação de serviços, orientações e brincadeiras para as crianças em um parque da cidade, como aconteceu na primeira edição do evento.

Secom/PMV