EDUCAÇÃO
Seme oferece cursos sobre Educação Especial a profissionais
A Seme oferece cursos sobre Educação Especial para profissionais da Educação de Vitória
Em 08/03/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em ambos os cursos, para obter a certificação, é necessário que os profissionais completem 75% de participação nos encontros presenciais e na realização das atividades propostas.
Com o objetivo de ampliar a acessibilidade para crianças e estudantes com deficiências (múltiplas, sensoriais e físicas), transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação, matriculados nas 103 unidades de ensino de Vitória, a Secretaria Municipal de Educação (Seme), oferta, nesta semana, cursos em Braille e Soborbã e em Libras. As aulas inaugurais ocorrem no auditório da Seme Central, localizada no bairro Itararé, a partir desta terça-feira (7).
O curso de Braille e Soborbã, que tem início nesta terça-feira (7), das com aulas das 18h30 às 21h30, sob o tema "Práticas Educacionais na Deficiência Visual", tem por objetivo aperfeiçoar as práticas dos profissionais do magistério para atuar com crianças e estudantes com Deficiência Visual. Foram ofertadas 50 vagas em modalidade semipresencial, sendo 45 horas presenciais, com encontros sempre às terças-feiras, e 75 horas não presenciais por meio da plataforma AprendeVix. A carga horária total é de 120 horas.
Já o "Curso Básico de Libras" terá início na quarta-feira (8), e tem o objetivo de aperfeiçoar as práticas dos profissionais do magistério para atuar com crianças e estudantes com surdez. Foram ofertadas 40 vagas em modalidade semipresencial, sendo 57 horas presenciais e 63 horas por meio da plataforma AprendeVix. A carga horária total é de 120 horas.
Em ambos os cursos, para obter a certificação, é necessário que os profissionais completem 75% de participação nos encontros presenciais e na realização das atividades propostas. Vale ressaltar que as vagas foram preenchidas pelos profissionais interessados e as inscrições foram preenchidas por critério de adesão.
Educação Inclusiva
De acordo com a Coordenadora da Educação Especial, Carla Intra, a oferta dos cursos está dentro da Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva de Vitória.
"Os cursos se constituem em importantes ferramentas pedagógicas para o fortalecimento da gestão do conhecimento junto aos estudantes-público da modalidade Educação Especial nas unidades de ensino da rede, bem como visa possibilitar alternativas pedagógicas inclusivas, em consonância com a política curricular do município e conforme previsto no projeto pedagógico das unidades de ensino, de forma que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) esteja disponível em todos os espaços-tempos da escola, tanto no turno de matrícula quanto no contraturno", explicou.
Atualmente, a rede de ensino da capital possui 2.364 crianças e estudantes matriculados que são público da Educação Especial. (Secom/PMV)
Leia também:
> Viana abre seleção para o Programa Tempo de Aprender
> Sedu abre inscrição para cursar a 4ª série do Ensino Médio
> Unicamp: Inscrições abertas para a Olimpíada de Matemática
> Curso de libras qualifica trabalhadores do Suas Vitória
> Prouni: inscrições do 1º semestre terminam nesta sexta
> Anchieta: Curso de formação de aquaviários abre inscrições
> Nova Venécia inicia cursos do Programa Qualificar ES
> Prefeitura da Serra está ofertando vagas para curso técnico
> Nova Venécia é destaque no ES em crescimento de matrículas
> Escola em Cariacica é entregue totalmente reformada
TAGS: SEME | CURSOS | EDUCAÇÃO ESPECIAL | PROFISSIONAIS | VITÓRIA