POLÍTICA NACIONAL
Senador pede convocação de ex-mulher de Bolsonaro à CPI
Alessandro Vieira quer que Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher de Bolsonaro, seja convocada.
Em 03/09/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O advogado Marconny Nunes Ribeiro Albernaz de Faria é apontado pela CPI como lobista da Precisa Medicamentos.
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) apresentou nesta sexta-feira um requerimento à CPI da Covid do Senado para convocar Ana Cristina Siqueira Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro, para prestar depoimento por suposta atuação em favor de lobista em órgãos públicos.
Na justificativa do requerimento, que ainda precisa ser submetido a voto no colegiado, Vieira afirma que mensagens eletrônicas extraídas de um celular em posse da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) indicam que, a pedido do suposto lobista Marconny Faria, a ex-mulher do presidente teria entrado em contato com o Palácio do Planalto com o objetivo de influenciar na escolha do defensor público-geral federal.
“Considerando a existência de diálogos que apontam, em tese, para a atuação da senhora Ana Cristina Siqueira Valle, ex-esposa do presidente Bolsonaro, na intermediação de interesses de lobistas diante de autoridades públicas, apresentei à CPI o requerimento para sua convocação”, citou o parlamentar, no Twitter.
O advogado Marconny Nunes Ribeiro Albernaz de Faria é apontado pela CPI como lobista da Precisa Medicamentos, empresa envolvida na compra da vacina indiana Covaxin pelo Ministério da Saúde — negociação que foi cancelada após suspeita de fraude apontada pela CPI. Integrantes da comissão consideram o lobista uma peça-chave para as investigações sobre irregularidades envolvendo o Ministério da Saúde.
O senador Vieira argumenta que a suposta relação de proximidade de Marconny com a ex-mulher de Bolsonaro “deve ser amplamente esclarecida, com vistas a examinar potencial atuação ilícita de ambos no contexto da pandemia”. (Ricardo Brito e Maria Carolina Marcello - Reuters)
Leia também:
> Ministro Luiz Fux pede respeito institucional no 7 de setembro
> Casagrande participa de reunião com presidente do Senado
> PNI: Governadores cobram renovação de compra de vacinas
> CPI pede ao STF a condução coercitiva de Marconny Faria
> CPI vai ao STF contra decisão que anulou prisão de Roberto Dias
> Voto de confiança foi dado, mas não foi retribuído, diz Abag
> Lula chama Bolsonaro de tresloucado: "O País precisa de paz"
> Caso envolvendo Flávio Bolsonaro pode prorrogar CPI da covid
> Centrão já admite derrota de Bolsonaro no primeiro turno
> Senado aprova recondução de Augusto Aras à PGR por 55 a 10
TAGS: CPI | INVESTIGAÇÃO | MARCONY FARIA | CORRUPÇÃO | STF | IMPEACHMENT | INVESTIGAÇÃO | POLÍTICA