CIDADE
Serra abre mais de 11 mil vagas para vacinar contra covid-19
Idosos com mais de 75 anos que precisam tomar 2ª dose da AstraZeneca poderão agendar.
Em 01/06/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Também podem fagendar pessoas com deficiências permanentes cadastradas ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), também na faixa etária de 18 a 59 anos.
A Prefeitura de Serra, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa) abre nesta quarta-feira (02), mais de 11 mil vagas de agendamento on-line, a partir das 18 horas, para a vacina contra a covid-19. Todos os agendamentos deverão ser feitos no site da prefeitura (link abaixo).
Para tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19, podem fazer o agendamento pessoas entre 55 e 59 anos, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades da fase 1 (síndrome de down, deficiência mental/intelectual, obesidade mórbida, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica em diálise, fibrose cística) e demais comorbidades da fase 2 que tenham idade entre 18 e 59 anos.
Também podem fazer o agendamento as pessoas com deficiências permanentes cadastradas ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), também na faixa etária de 18 a 59 anos.
Os idosos com mais de 75 anos que precisam tomar a segunda dose da vacina do laboratório Fiocruz/AstraZeneca, também podem fazer o agendamento no site da prefeitura.
Outras vagas
Há ainda vagas para os trabalhadores da saúde que precisam tomar a segunda dose dos imunizantes dos laboratórios Butantan/Coronavac e Fiocruz/AstraZeneca.
Trabalhadores da Educação acima de 18 anos, da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior, podem se vacinar contra a covid-19, mediante agendamento on-line. Não há mais lista nominal para seguir a ordem de vacinação desses profissionais.
A vacinação ocorrerá na grande mobilização de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta (03) e sexta-feira (04), nas seis Unidades Regionais de Saúde, em Boa Vista, Jacaraípe, Serra Sede, Serra Dourada, Novo Horizonte e Feu Rosa.
Também haverá pontos de vacinação nas Unidades Básicas de José de Anchieta, Central Carapina, Jardim Tropical, São Diogo, Manguinhos, Planalto Serrano A, São Marcos, Taquara II e Eldorado. Outro ponto de imunização será no drive-thru do Parque da Cidade.
Documentos exigidos
Para se vacinar, todos deverão levar documento com foto e cartão de vacina. Os trabalhadores da educação devem levar a declaração emitida pela escola, conforme padronização pela Secretaria Estadual de Educação (Sedu) - modelo em anexo.
Quem tem comorbidades deverá apresentar o laudo médico ou a declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz o tratamento ou a prescrição médica contendo a descrição da comorbidade. A receita de medicamentos não será aceita.
As pessoas com deficiências permanentes cadastradas ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) deverão apresentar documento com foto.
Os laudos/declarações ficarão retidos na sala de vacinação e precisam ser de 2018 em diante. Por isso, é necessário que a pessoa leve o original do documento e a cópia.
Motoristas e cobradores
Os motoristas e cobradores da ativa, serão vacinados nas garagens das empresas localizadas no município da Serra, nesta quinta (03) e sexta-feira (04), mediante listas nominais encaminhadas pelas empresas de Transporte Coletivo Rodoviário, à Secretaria de Saúde (Sesa).
Portuários
Os trabalhadores portuários serão vacinados na Arcelor, na quinta-feira (03), mediante lista nominal encaminhada pelas empresas, à Secretaria de Saúde da Serra (Sesa). Agendamento on-line no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/.
"Pessoas em situação de rua começam a ser vacinadas contra covid-19"
A Prefeitura de Serra, por meio da Secretaria Municipal (Sesa), começa a vacinar contra a covid-19 a população em situação de rua nesta quarta-feira (02). O início da vacinação desse grupo ocorrerá com as pessoas assistidas pelo Abrigo de Jardim Limoeiro.
A Secretaria de Assistência Social (Semas), parceira nessa fase da imunização, está realizando a busca ativa e a sensibilização dessa população, para identificar quem são as pessoas que devem receber a vacina.
A secretária de Saúde de Serra, Bernadete Coelho, destacou que o trabalho de sensibilização da população em situação de rua é importante para garantir que eles se vacinem.
“A busca ativa é um trabalho delicado, que requer humanização e dedicação por parte das equipes. A partir da identificação das pessoas que compõem esse grupo, os profissionais da Saúde podem realizar a imunização de forma tranquila”, declarou Bernadete Coelho.
Atualmente, Serra possui 417 pessoas em situação de rua. Todas serão imunizadas à medida que o município receba novas doses da vacina contra a Covid-19 por parte do governo estadual.
"Serra abre mais 3 mil vagas para vacinar contra a gripe"
A Secretaria de Saúde (Sesa) abre nesta quarta-feira (02) mais 3 mil vagas de agendamento on-line, a partir das 20 horas, para a vacina contra a gripe.
Quem pode e deve tomar a vacina da Influenza são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos,11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (45 dias após o parto), os trabalhadores da Saúde, professores e os idosos com mais de 60 anos.
Foto: Fernanda Neves/Secom-PMS
A vacinação ocorrerá no próximo sábado (05) na Unidade Regional de Saúde de Novo Horizonte e nas Unidades Básicas de Saúde de Barcelona, Jardim Tropical, Nova Almeida, Manguinhos e São Diogo, além do Parque da Cidade no drive thru e ponto de pedestres.
Documentos exigidos
Para se vacinar, todos deverão levar documento com foto e cartão de vacina. Os professores, para tomar a vacina contra a gripe, devem levar a declaração emitida pela escola.
É preciso estar atento ao intervalo das vacinas. Caso já tenham tomado a vacina contra a covid-19, é necessário respeitar o intervalo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe e demais vacinas. O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura, no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/. (Com informações da Secom/PMS)
Leia também
> Serra registra queda nos casos de dengue, zika e chicungunya
> Surto de sarampo no Norte do país acende sinal de alerta
> Covid: Estado do ES recebe mais 191,3 mil doses de vacinas
> Covid: Saúde distribuirá mais 6,4 milhões de doses de vacinas
> Doença cardíaca é principal causa de morte de mulheres, diz revista
> Saúde mental pode ser a causa de dores no corpo, diz Samorai
> Dicas de como evitar problemas mais comuns na coluna
> Obesidade é fator de risco para perda dos dentes, diz dentista
> Cuidados paliativos e terapia de suporte para pacientes covid
> Anvisa autoriza uso emergencial de coquetel contra a covid
TAGS: DORES | CORPO | PERSONAL | TRAINER | SAÚDE | ESPORTES | CIDADE | PANDEMIA | COVID-19