CIDADE
Serra abre turma de EJA para pessoas em situação de rua
Esse primeiro encontro será às 14 horas a partir desta terça-feira (20).
Em 19/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A educação é a chave para abrir as portas do mercado e dar novas oportunidades de inclusão e crescimento para todos. E é na sala de aula que pessoas em situação de rua vão poder dar início a uma nova trajetória de vida.
Isso porque 35 usuários do Centro Pop de Serra vão voltar aos estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir desta terça-feira (20), quando será realizada a aula inaugural da modalidade. Esse primeiro encontro será às 14 horas e terá a presença do professor Norival Júnior, que vai ministrar uma oficina de afeto.
As aulas do EJA para pessoas em situação de rua serão todas as terças, quartas e quintas-feiras, no turno vespertino, na Igreja Batista de Jardim Limoeiro. Os encontros deste semestre vão focar em atividades de leitura e interpretação de texto. E a partir do ano que vem as lições serão ministradas no Centro Pop, também em Jardim Limoeiro. O local já está passando por reformas para a construção de salas de aula.
*Com informações da Secom/PMS
LEIA TAMBÉM
Moradores de Serra podem dar sugestões pela internet para orçamento de 2020
A Prefeitura de Serra está elaborando a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2020 e os moradores do município podem sugerir propostas a serem incluídas no orçamento. Neste ano as sugestões poderão ser dadas também pela internet a partir desta segunda-feira (dia 19) pelo endereço eletrônico loa2020.serra.es.gov.br.
Também será possível dar sugestões durante audiência presencial, que será realizada no dia 5 de setembro, mas a possibilidade de contribuir com o município de forma online democratiza a participação dos moradores e permite que mais pessoas sejam incluídas no processo.
“De forma inovadora, estamos lançando neste ano a audiência online. Queremos unir os esforços da administração pública com as ideias e sugestões da população para aperfeiçoarmos o atendimento e os serviços prestados. A participação popular é imprescindível para uma administração democrática e eficaz”, afirmou a secretária de Planejamento Estratégico, Lauriete Caneva.
Os moradores podem enviar até duas sugestões para cada uma das 10 áreas, sendo elas Assistência Social e Habitação; Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda e Agricultura; Desenvolvimento Urbano Sustentável e Meio Ambiente; Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres; Educação; Gestão e Transparência; Infraestrutura e Serviços; Saúde; Segurança e Defesa Social; Turismo, Esporte, Cultura e Lazer. Será necessário fazer um breve cadastro, apenas.
Os moradores podem sugerir, por exemplo, aquisição de uniforme escolar para alunos da rede municipal de ensino, compra de medicamentos, melhorias nas unidades de saúde e de ensino, arborização para a cidade, ampliação do videomonitoramento, obras de infraestrutura, entre outras coisas.
“As ações propostas vão passar por análise técnica da equipe da Seplae para serem incluídas na LOA 2020”, afirmou Lauriete.
As sugestões podem ser enviadas até o dia 10 de setembro.
O que é a LOA?
A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o instrumento de planejamento obrigatório utilizado pelos governantes para gerenciar as metas financeiras. No projeto de Lei Orçamentária Anual são estimadas as receitas e fixadas as despesas consolidadas do Município para o ano seguinte.
Foto: Everton Nunes/Secom-PMS
É um planejamento de curto prazo, onde em cada ano são executadas as ações previstas no Plano Plurianual, planejado para 4 anos. O projeto de Lei Orçamentária Anual é enviada à Câmara dos Vereadores, que analisa, discute e aprimora a destinação dos recursos públicos contidos nessa peça orçamentária e a transformam em lei.
Audiência Pública LOA 2020
Data: 05 de setembro (quinta-feira)
Horário: 18 h
Local: Auditório da Falculdade Multivix Serra (R. Barão do Rio Branco, 120 - Colina de Laranjeiras, Serra - ES)
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL