SAÚDE

Serra: Ação vai conscientizar pacientes de doença falciforme

Acontece, na próxima segunda, o Dia Nacional de Conscientização da Doença Falciforme.

Em 14/06/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Pixbay

A programação conta com palestras que vão abordar temas que vão desde a importância da nutrição na vida do paciente, até o uso de meditação no controle da dor, sintoma muito presente na vida das pessoas acometidas pela doença.

Acontece, na próxima segunda-feira, 19 de junho, o Dia Nacional de Conscientização da Doença Falciforme. A data tem o objetivo de aumentar o conhecimento e a compreensão do público sobre a doença e os desafios vivenciados pelos pacientes, seus familiares e cuidadores.

Com o intuito de oferecer amparo aos pacientes diagnosticados com a doença, e também a suas famílias, a Secretaria de Saúde da Serra vai oferecer, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), uma manhã com uma programação repleta de ações voltadas à informação e ao reconhecimento das pessoas inseridas na realidade falciforme.

A partir das 8 horas, as pessoas com doença falciforme de todas as idades, seus familiares e cuidadores, receberão instruções sobre como conviver melhor com a doença. 

A programação conta com palestras que vão abordar temas que vão desde a importância da nutrição na vida do paciente, até o uso de meditação no controle da dor, sintoma muito presente na vida das pessoas acometidas pela doença.

O evento será aberto ao público da Serra, e vai acontecer no auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), em anexo no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), localizado na Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe.

O que é Anemia Falciforme

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra.

No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.

Diagnóstico

A detecção em adultos é feita através do exame eletroforese de hemoglobina e, em recém-nascidos, através do teste do pezinho. Ambos são realizados gratuitamente pela rede municipal de Saúde da Serra.

Tratamento:

Quando descoberta a doença, o bebê passa a ter acompanhamento com equipe multidisciplinar e, ao completar 18 anos, o paciente passa a ser acompanhado pela equipe do Hemoes, em Vitória, e também pelo Hucam, durante toda a sua vida. Na Serra, é possível fazer consultas de rotina por meio da atenção básica e também da rede de especialidades.

Capacitação

Também em parceria com o Hemoes, a prefeitura da Serra realizou capacitação de seus profissionais da rede municipal de Saúde, em atendimentos de pacientes com Hemoglobinopatias. O treinamento que aconteceu no último dia 07 de junho, contou com a presença de médicos e enfermeiros dos Serviços de Urgência e Emergência do município, que receberam treinamento para melhor diagnosticar, atender e acompanhar os pacientes.

Programação para o dia 19 de junho

Dia de Conscientização sobre a Doença Falciforme – Parceria Serra e Hemoes

8h – Boas-vindas (enfermeira Jaqueline Augusto da Silva e Dra. Alessandra Prezotti)
8h15 – "O Adulto com a Doença Falciforme: (Des)caminhos para o Autocuidado", com a médica Márcia Valéria Almeida
8h45 – "O Autocuidado na Adolescência: Os Desafios da Transição para a Vida Adulta", com as médicas Luciana Nascimento e Mariana Rabello Laignier
9h15 – "Estratégias para Estimular o Autocuidado na Criança", com a enfermeira Andrea Endlich
9h45 – "A Importância da Nutrição na Doença Falciforme", com a nutricionista Levimeire Desiree Thom
10h15 – Confraternização
10h30 – "O Uso da Meditação para o Controle da Dor", como o terapeuta Alex Amorim
11h – Avaliação física de lesões e úlceras, para aqueles que desejarem. (Secom/PMS)

Leia também:

Vitória confecciona e oferta órteses personalizadas para idosos
Brasil tem 49 registros de febre maculosa com 6 mortes
Medicamento injetável é nova opção de prevenção contra HIV
Sistema Único de Saúde oferece tratamento do tabagismo
Laboratório do HEVV recebe selo de excelência em qualidade
Obesidade pode prejudicar a capacidade do cérebro humano
Vacina contra esquistossomose estará disponível no SUS
Especialista destaca a importância da vacinação em massa
Vila Velha anuncia vagas para vacinação sem agendamento
Dia da Imunização alerta para baixas coberturas vacinais

TAGS:
SERRA | AÇÃO | PACIENTES | FALCIFORME | DOENÇA