SAÚDE
Serra alcança 100% de cobertura no Teste do Pezinho
Prefeitura da Serra alcança 100% de cobertura no Teste do Pezinho na rede pública de saúde
Em 09/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Edson Reis/Divulgação/Prefeitura da Serra
Na Serra, o atendimento à população, nessa etapa tão importante da vida do recém-nascido, é motivo de orgulho: o município possui 100% de cobertura na rede pública de saúde, desde dezembro de 2024.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Foi celebrado, nesta sexta-feira (6), o Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame fundamental para detectar precocemente doenças genéticas, metabólicas e infecciosas que podem afetar o desenvolvimento saudável dos bebês.
>> Cachoeiro realiza vacinação contra Gripe em supermercados
Na Serra, o atendimento à população, nessa etapa tão importante da vida do recém-nascido, é motivo de orgulho: o município possui 100% de cobertura na rede pública de saúde, desde dezembro de 2024.
Agora, o teste está disponível em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas 06 Unidades Regionais de Saúde (URS). Além disso, o Hospital Estadual Materno Infantil, localizado em Colina de Laranjeiras, também realiza a coleta do exame. Desde então, foram realizados 2.679 exames. Já em 2024, foram feitos 6.248.
A coleta do Teste do Pezinho deve ser feita, preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. O exame é rápido, seguro e gratuito, e pode identificar doenças como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme, entre outras.
Aline Albertacci, referência técnica em Saúde da Criança da Serra, destaca a importância da cobertura universal do exame.
“O Teste do Pezinho salva vidas. Com a detecção precoce, conseguimos iniciar o tratamento antes mesmo dos sintomas aparecerem. Ter 100% de cobertura no município é garantir que todos os nossos bebês tenham um início de vida mais seguro e saudável, com equidade no cuidado”.
Com esse alcance, a Serra reafirma seu compromisso com a saúde preventiva e com o cuidado integral desde os primeiros dias de vida.
Quando chegar o período, pais e responsáveis devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para garantir que o exame seja feito no prazo recomendado. (Secom/PMS)
Leia também:
> Cachoeiro realiza vacinação contra Gripe em supermercados
> Guarapari inaugura sala de teleconsulta de neuropediatria
> Serra promove ações de combate à violência contra idosos
> Prefeitura intensifica o combate à dengue em Regência
> Rio: ampliação do teste do Pezinho rastreia 54 doenças raras
> Viana promove vacinação contra gripe em pontos estratégicos
> Vila Velha inicia agendamento de 10 mil vagas para vacinas
> Casos de SRAG em idosos e crianças continuam em alta
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












