Em 26/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foi lançado nesta terça-feira (28), o Plano de Segurança Pública e Defesa Social Serra Atitudes da Paz. O evento contou com apresentações musicais de crianças e adolescentes, palestras e a presença de diversas autoridades.
Baseado nas diretrizes nacionais para atuação dos municípios no campo da segurança cidadã e coordenado por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social Serra Atitudes da Paz reúne esforços de diversas secretarias municipais para promover uma cultura de paz e reduzir os índices de criminalidade no município da Serra, sobretudo nos doze bairros com maior vulnerabilidade.
O plano será dividido em quatro eixos articulados e integrados: Proteção em Rede; Gestão Sustentável e Alianças Locais; Espaços Urbanos Seguros e Prevenção com ênfase nos instrumentos de regulação.
“Com liderança e integração, vamos conseguir. A cidade da Serra tem meio milhão de pessoas, mas vamos colocar este plano em ação e colher os resultados”, destacou o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.
O secretário de Defesa Social, Nylton Rodrigues, destaca que as diversas secretarias municipais devem ter foco de atuação. "A eclosão da violência depende do ambiente social e da eficiência dos mecanismos de controle. Queremos interferir no ambiente social dos doze bairros mais violentos da Serra. Percebe-se, então, a necessidade de orientar e focar as políticas de segurança e de se romper o isolamento das iniciativas em segurança pública para que se trabalhe a partir de uma rede de atores sociais. Por isso, a Serra investiu na elaboração desse Plano. A estratégia é a atuação integrada e articulada das políticas de prevenção”, esclarece o secretário Nylton Rodrigues.
Os bairros onde as ações serão realizadas são: Bairro das Laranjeiras, Feu Rosa, Vila Nova De Colares, Jardim Carapina, Planalto Serrano, Central Carapina, Jardim Tropical, Novo Horizonte, Jardim Limoeiro, Balneário de Carapebus, Nova Carapina I, Nova Carapina II.
Serão realizados projetos voltados para o desenvolvimento social de jovens; instalação de câmeras de videomonitoramento no entorno de escolas; fiscalização intensiva de bares, casas noturnas e eventos aos finais de semana; capacitação de servidores públicos e elaboração de projetos de lei que contribuam para a segurança da população.
Fonte:PMS