SAÚDE
Serra dá início ao levantamento da infestação do Aedes Aegypit
Tem início, nesta segunda (06), 2º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti.
Em 07/05/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O LirAa consiste em um método simplificado estabelecido pelo Ministério da Saúde para obtenção rápida de indicadores entomológicos e que permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti.
Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows
Tem início, nesta segunda-feira (06), o 2º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) de 2024. O objetivo é identificar os locais com focos do mosquito responsável por transmitir dengue, zika e chikungunya.
>> Serra abre novas vagas para vacinação contra Dengue e Gripe
O LirAa consiste em um método simplificado estabelecido pelo Ministério da Saúde para obtenção rápida de indicadores entomológicos e que permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti.
O objetivo é identificar os locais com focos do mosquito, possibilitando traçar um mapa dos pontos mais infestados. Com isso, é possível aperfeiçoar o planejamento de ações de combate e criar estratégias para exterminar os criadouros.
É importante lembrar que a atividade está sujeita às variações do tempo como, por exemplo, a chuva e a possíveis problemas mecânicos de equipamentos.
Ações de combate
Vale ressaltar que as ações de combate ao vetor da Secretaria de Saúde da Serra acontecem em todo município ao longo da semana de forma regular e contínua com serviços como: colocação de larvicidas nas valas e córregos; trabalho com bombas costais para pulverização; atividades de educação em saúde; visitas domiciliares; bloqueios de acordo com os casos notificados; e visitas a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros).
Prevenção e monitoramento
A prevenção e monitoramento da dengue requerem cuidados e, desde outubro, o assunto é tema em discussão na Sala de Situação em Saúde do município, na qual os dados dessa arbovirose e os casos são analisados sistematicamente por uma equipe técnica com objetivo de organizar os serviços, controlar a doença e evitar óbitos. Semanalmente, os técnicos se reúnem para avaliar a situação e traçar estratégias com base no Plano Municipal de Contingência das Arboviroses. (Secom/PMS)
Leia também:
> Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
> Serra abre novas vagas para vacinação contra Dengue e Gripe
> Vacinação contra gripe disponível para todos em Anchieta
> Fim de semana terá vacinação sem agendamento em Cariacica
> Vila Velha realiza mutirão de ultrassonografias no sábado
> Carreta de prevenção à hanseníase estaciona em Linhares
> "Feliz em salvar a vida dele”, diz doadora de rim para o marido
> Cariacica recebe 20 novos médicos e amplia oferta de consultas
> Serra abre agendamento para vacinação nesta quinta (2)
> Gripe: Vitória abre agendamento para população geral
> Gosto ruim na boca, um sintoma típico de sinusite, diz médico
TAGS: SERRA | LEVANTAMENTO | INFESTAÇÃO | AEDES AEGYPTI | AÇÕES