TEMAS GERAIS
Serra: Defesa Civil dá dicas de como perceber e prevenir riscos
Período de chuvas pode vir com perigos para moradores de áreas de alagamento e encostas
Em 29/11/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Para moradores de áreas sujeitas a alagamento, o ideal é que, antes das chuvas, a família procure suspender os móveis e eletrodomésticos, evitando contato com a água.
Estamos, oficialmente, em temporada de chuvas. Além de frio e ventos fortes, este período pode vir acompanhado de perigos para os moradores de áreas de alagamento e encostas.
Por isso, a Defesa Civil da Serra está pronta para atender a população e compartilhar com você, morador, algumas dicas de prevenção durante este período.
Para moradores de áreas sujeitas a alagamento, o ideal é que, antes das chuvas, a família procure suspender os móveis e eletrodomésticos, evitando contato com a água.
“Desligar equipamentos elétricos da tomada, desligar a válvula de botijão de gás e fechar o registro de entrada de água também é importante. Verificar periodicamente a origem de rachaduras na parede e no chão, e fazer revisões no telhado e nas calhas evita problemas como goteiras e também são medidas que podem salvar vidas”, acrescenta o chefe da Defesa Civil, major Fábio Mauricio Rodrigues.
Outras atitudes como manter o lixo em local alto, para não piorar a situação da enchente, e deixar os documentos organizados e de fácil acesso, também são bem-vindas.
Já durante as fortes chuvas, o ideal é que se procure abrigo em local alto e seco, fora do contato com a água. Evite mudar de lugar para não ser levado pela enchente ou passar em buracos, além de permanecer caçado. Ao deixar sua casa, não esqueça dos documentos e, principalmente, não arrisque a sua vida tentando salvar bens materiais.
Depois das chuvas, o ideal é não se arriscar em lugares inusitados e, durante a limpeza da casa, utilizar luvas e botas, descartando alimentos e outros produtos que entraram em contato com a água. Para higienizar, use uma mistura de um copo de água sanitária para 2 litros de água.
Para moradores de terreno em encosta
Segundo o coordenador da Defesa Civil, o ideal nestes casos é evitar principalmente o desmatamento.
“As árvores e outras vegetações servem para conter deslizamentos. Mas também é importante ficar atento. Algumas plantas como bananeiras, por exemplo, concentram muita água e tem raízes rasas, por isso é sempre bom procurar uma orientação técnica da prefeitura, por exemplo”, explica.
Antes de construir, também é preciso cuidado, procure orientações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Já no imóvel, é importante observar bem as possíveis trincas no chão e nas paredes, que podem indicar problemas na estrutura do imóvel.
Canos de água com vazamento, esgoto a céu aberto, valas obstruídas e acúmulo de lixo também contribuem muito para os deslizamentos. “Além disso, árvores, postes e muros inclinados também podem ser sinais de que o imóvel está comprometido, e precisando de uma vistoria”, alertou o major.
A Prefeitura da Serra conta com quatro equipes formadas para atendimento noturno, entre 19 horas e 7 horas da manhã, e finais de semanas e feriados 24 horas. Em caso de risco, basta acionar a Defesa Civil pelo telefone 99938-9500 ou 3338-1756. (Secom/PMS)
Leia também:
> Seger arrecada mais de R$ 750 mil com um leilão on-line
> Embutido das montanhas capixabas é tema de reportagem
> Aprova Legal: Viana lança sistema de análise de projetos
> Jovem lança HQ na Casa da Memória neste sábado (26)
> Áreas urbanizadas no Brasil equivalem a 0,54 do total
> Ícone da música brasileira, Erasmo Carlos morre aos 81 anos
> Cantor Erasmo Carlos morre aos 81 anos, no Rio de Janeiro
> União Europeia anuncia mais 2,5 bi de euros para Ucrânia
> Parque da Cidade terá telão para jogos do Brasil na Copa
> Nível do rio Doce recua e Defesa Civil permanece em alerta
> Vitória: Procon verifica redução nos preços de itens básicos
> Serra abre credenciamento de ambulantes para as festas
TAGS: SERRA | CHUVAS | DEFESA CIVIL | MORADORES | ALAGAMENTO