A Prefeitura Municipal de Serra vai doar ao Estado do Espírito Santo, uma área na região de Jacaraípe para a construção de uma nova base da Policia Militar no município. O terreno, denominado “Gleba G1”, com 4.295 metros quadrados está localizado na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, em Conjunto Jacaraípe.
O Governo do Estado deverá concluir a obra da nova base da PM em um prazo máximo de quatros anos. Em caso de descumprimento desse prazo, a doação ficará automaticamente cancelada, voltando a área a ser propriedade do Município da Serra.
De acordo com o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, o objetivo da doação para o Estado é reforçar a segurança nos bairros da região de Jacaraípe. “A prefeitura investe em ações diretas e indiretas para a redução da criminalidade. Hoje já são 106 guardas municipais, que proporcionam mais segurança aos moradores do município. Além disso, a população conta com 160 câmeras da central de videomonitoramento, posicionadas em locais estratégicos da cidade”, comenta.
O Projeto de Lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores da Serra para tramitação em regime de urgência.
Vinte e sete. Essa foi a quantidade de vezes que a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), realizou, somente neste ano, a limpeza de um ponto viciado de entulho, próximo a um condomínio na Avenida Norte Sul, no bairro Manoel Plaza. Do local, já foram retiradas, aproximadamente, 460 toneladas de entulho nos primeiros cinco meses de 2019.
Foto: Everton Nunes - Secom/PMS
Em uma das limpezas, realizada no dia 5 de abril, foram retiradas cerca de 10 toneladas de entulho. Três dias depois, o local já estava sujo novamente. No dia 24 de maio, foram retiradas 19 toneladas de materiais.
De acordo com o secretário de Serviços, Igor Elson B. de Almeida, a população tem um papel importante na luta contra o descarte irregular de resíduos. “É importante que a comunidade saiba onde e como colocar seu lixo e que denuncie sempre o descarte irregular, que é prejudicial para toda a população”, afirma.
Os moradores podem realizar denúncias com fotos e vídeos de flagrantes de irregularidades para o WhatsApp (27) 99976-2595.
Números
Quase cem mil toneladas foi a quantidade de entulho retirada das ruas da Serra em 2018. No ano anterior, foram recolhidas mais de 70 mil toneladas.
A Prefeitura realiza, por meio do trabalho integrado de secretarias – como Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Serviços e Defesa Social – um programa de combate ao descarte irregular de entulhos. Além de blitze para vigiar o transporte de entulho no município, estão sendo feitas limpezas dos terrenos e campanhas de conscientização. Houve incremento da fiscalização para combater os infratores.
Em 2018, os frutos dessa operação em conjunto foram 186 multas a pessoas físicas e jurídicas que descartaram entulho em locais irregulares, no valor de R$ 1.180.000. Os bairros com maior número de ocorrências foram: Civit I, Jardim Limoeiro e Novo Porto Canoa, com 15 ocorrências cada. Em segundo lugar, com 10 ocorrências, ficou Solar do Porto.
Disposição correta
Os pequenos geradores de entulho podem descartar o material em uma de nossas Áreas de Transbordo e Triagem (ATT): o Projeto João de Barro, localizado na Av. Domingos José Martins, no bairro Novo Porto Canoa; e a ATT Barcelona, Av. Região Sudeste, a 500 metros da BR-101, próximo ao Posto BKR, de segunda a sábado, das 8 às 17h. Cada morador pode levar, no máximo, 15 sacos de ráfia ou 15 carrinhos de mão de entulho, por dia.
Para descartar mais de 15 sacos de ráfia, o morador precisa contratar uma caçamba e tem de dar a destinação final correta para o entulho, conforme prevê a lei 4.764, de 28 de dezembro de 2017, que estabelece multa de até R$ 2.224 para quem não cumpre as regras.