CIDADE
Serra inaugura primeiro jardim sensorial municipal do Estado
A obra foi feita em parceria com a Petrobras Distribuidora.
Em 11/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A inclusão é um dos principais pilares para a construção de uma cidade mais inteligente, humana e sustentável. Por isso, a Serra inaugurou na manhã desta quarta-feira (11), o primeiro jardim sensorial municipal do Estado. A obra foi feita em parceria com a Petrobras Distribuidora.
Localizado no Parque da Cidade, em Laranjeiras, o local conta com uma estrutura que ajuda a explorar e apurar bem os nossos cinco sentidos: uma fonte de água, cuja estrutura é feita de bambu; e 58 espécies de plantas com diferentes aromas, gostos, texturas e formas.
Com 170 metros quadrados, o local contém canteiros de 70 centímetros de altura, cada. Esses canteiros são acessados por duas pistas: uma com piso de concreto para possibilitar a subida de cadeirantes; e outra com nove pisos sensoriais, compostos por grama, terra, areia, troncos, terra batida e argila expandida, cascas de madeira, brita e seixos.
Durante o evento de inauguração, o prefeito Audifax Barcelos salientou que o jardim é uma importante ferramenta de inclusão. “Crianças, jovens e adultos vão poder tocar, sentir, cheirar e ver, usar todos os sentidos para estar mais próximos da natureza.”
"Teremos nove pisos diferenciados, ou seja, a região plantar pode ser trabalhada durante a caminhada pelo labirinto. Eu acredito que vai ser um marco tanto para as crianças, como adolescentes e adultos. É um jardim para todos", disse o coordenador do Parque da Cidade, o professor e biólogo Nagibi Neto.
Entre as espécies de plantas que poderão ser encontradas no jardim estão: erva-cidreira, capim-cidreira, coentro, salsa, orégano, manjerona, manjericão, cebolinha, Maria-Sem-Vergonha, onze horas, melissa, bambu, espada-de-São-Jorge, dracena tricolor, lírio amarelo, lírio da paz, babosa, alfazema, lavanda, tomilho, azaleia, bromélias, carqueja, alface d'água, citronela, hortelã pimenta, rabo de gato, orquídea, camomila, boldo, cavalinha, ixora, alecrim, cravo, mirra e artemísia, entre outras.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente (Semma), Marcos Machado, a proposta do jardim é promover a educação ambiental e a inclusão.
“O Jardim Sensorial é mais um instrumento que vamos utilizar para ampliar as nossas atividades de educação ambiental do Espaço Botânico do Parque da Cidade. Já temos o bromeliário, o orquidário, o jardim de restinga e a sala verde onde acontecem aulas para alunos de escolas públicas e privadas. O jardim vai possibilitar que um público com necessidades especiais também possa aprender mais sobre o meio ambiente. Já as crianças sem necessidades especiais vão poder sentir mais empatia, vão saber como as outras crianças contemplam o mundo, porque serão vendadas e convidadas a explorar a natureza de outra maneira”, explicou.
Inauguração
A inauguração do jardim aconteceu nesta quarta-feira (11). Na ocasião, estiveram presentes as crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da Serra (Apae), que exploraram o jardim e se divertiram com atividades recreativas, como pula-pula e brinquedos infláveis, além de pipoca e algodão doce, em comemoração também ao Dia das Crianças.
Visitação
Qualquer pessoa pode visitar o jardim sensorial. Os responsáveis pelas escolas, grupos e/ou sociedade organizada podem agendar as datas para visitas mediadas e participar das atividades de educação ambiental desenvolvidas pelo telefone (27) 3338-7302 e 99815-6693 das 7 às 17 horas.
O Parque da Cidade fica entre as avenidas Norte Sul e Guarapari, a sua entrada principal é pela rua Anchieta, próximo ao Parque Residencial Laranjeiras e Valparaíso.