CIDADE

Serra oferece para as crianças adaptação da creche à escola

Cerca de 7 mil alunos vão passar da creche para a escola no início de 2020.

Em 03/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Seu filho está preparado para sair da creche e ir para a escola? Segundo a Secretaria Municipal de Educação de Serra (Sedu), nesse período de transição, crianças e familiares têm muitas dúvidas, medos e expectativas. Por isso, os estudantes do último ano dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estão passando por um processo de adaptação, com visitas às unidades de ensino e muito bate-papo. 

Segundo o professor e secretário de Educação, Gelson Junquilho, na Serra, cerca de 7 mil alunos vão passar da creche para a escola no início de 2020. “Essa mudança envolve muitos fatores: novos amigos, práticas mais avançadas de aprendizagem, outros professores e espaços diferentes. Por ser um momento importante de mudança, a Secretaria Municipal da Educação busca, com cuidado e atenção, preparar os pequenos para os próximos passos”.

A subsecretária pedagógica de Serra, Elizângela Fraga, explica que alguns CMEIs estão promovendo rodas de conversa e visitas às EMEFs para apresentar a nova estrutura aos alunos. “Esse processo de transição tem sido muito positivo. Algumas EMEFs também estão se mobilizando para fazer a acolhida dos alunos no início do ano letivo”, adiantou.

A gerente da Educação Infantil de Serra, Luciana Paneto, contou que a iniciativa das visitas surgiu nas formações continuadas de pedagogos. "Incentivamos os pedagogos a fazerem essa parceria entre o CMEI e a EMEF que as crianças vão estudar, para desmistificar alguns pensamentos. E essa troca de experiência tem sido bem agradável e aconchegante para os alunos”.

O medo deu lugar ao entusiasmo

Segundo a mamãe da Ana Vitória, aluna do grupo V do Cmei Curumim, em Jardim Carapina, a filha visitou a escola que vai estudar no próximo ano e amou a experiência. “Antes ela estava com medo, cheia de dúvidas de como seria a nova escola, como seria ficar com os alunos ‘grandões’. Mas, de um dia para o outro, depois da visita, isso mudou. Agora é só entusiasmo”, contou Daniela Cristina Ritto.

Daniela confessou que tem conversado bastante com a filha nesse período de transição e até já chorou ao pensar que não vai ter mais toda a equipe do Cmei com a pequena.

Matrícula

O período de matrícula dos estudantes provenientes dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para as escolas municipais de Serra (EMEFs) acontece até o dia 6 de dezembro.

Os pais ou responsáveis deverão buscar informações no Cmei onde a criança está matriculada para saber para qual escola ela será encaminhado. De posse dessa informação, deve comparecer à escola de ensino fundamental para efetuar a matrícula.

Nova matrícula

Para os demais alunos, que estão chegando à rede de ensino municipal, vindos de outro município ou de escola estadual, os pais podem fazer o pedido de transferência durante qualquer época do ano, pois é considerado como uma nova matrícula.

LEIA TAMBÉM

Doze pessoas em situação de rua concluem curos de rotinas administrativas

Certificado na mão e a esperança de recolocação no mercado de trabalho. Assim vai começar o ano de 2020 para 12 pessoas em situação de rua, usuários dos equipamentos da Secretaria de Assistência Social (Semas) da Prefeitura de Serra. Eles voltaram às salas de aula e concluíram com sucesso o curso de Rotinas Administrativas, oferecido pelo Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac).

Os formandos dessa primeira turma são usuários do Centro Pop e assistidos pelos abrigos Noturno e Arco-Íris. A cerimônia de formatura foi realizada no Centro Pop, em Jardim Limoeiro.

Durante as aulas, os alunos aprenderam sobre os processos internos e sobre o dia a dia das empresas e, agora, poderão atuar em escritórios como auxiliares administrativos.

“O curso reafirma o compromisso da Secretaria de Assistência Social com a garantia de direitos, desenvolvimento humano, autonomia e protagonismo”, afirma a titular da Semas, Elcimara Loureiro.