CIDADE
Serra participa de treinamento do programa lixo fora d'água
Serra participa, entre os dias 16 e 20 de maio, do treinamento que acontece em Santos (SP).
Em 16/05/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Será a primeira turma a participar do treinamento que faz parte do Programa Lixo Fora D'água e é realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
A Procuradoria Municipal da Serra participa, entre 16 e 20 de maio, do Treinamento em Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos para Prevenção e Combate ao Lixo no Mar, que acontece em Santos (SP).
Será a primeira turma a participar do treinamento que faz parte do Programa Lixo Fora D'água e é realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Ao todo, apenas 11 municípios litorâneos brasileiros fazem parte dos estudos. Procruador da Serra, Gilberto Santana é quem vai representar a cidade.
“Minhas expectativas para o treinamento vão desde o conhecimento mais aprofundado sobre o tema, bem como o conhecimento dos métodos de combate a este tipo de poluição e ainda o conhecimento das melhores formas de replicar tais métodos na Serra. Esperamos utilizar esses conhecimentos na elaboração e aplicação da legislação referente ao tema. Assim, a partir desta experiência, poderemos aplicar no município um diagnóstico acerca do lixo nas águas com aplicação de planos de combate a poluição”, afirmou.
Levantamento realizado nas 11 cidades litorâneas participantes do programos mostrou que 48% dos resíduos jogados no Oceano são feitos de plástico. As cidades que participam dos estudos são: Serra (ES), Santos (SP), Balneário Camboriú (SC), Bertioga (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Ipojuca (PE), São Luís (MA), Manaus (AM), além dos municípios da Baía da Ilha Grande.
O objetivo do Programa é realizar um diagnóstico do impacto ambiental do lixo despejado no mar e identificar as principais fontes de origem desse material, aprimorando a gestão de resíduos sólidos em terra para prevenir a poluição marinha. (Secom/PMS)
Leia também:
> Sábado de atendimentos e diversão em uma ação de Aracruz
> Jardim Camburi: Prefeitura vai reformar praça Sagrada Família
> Prefeitura, PM e CDL juntos pela segurança no comércio
> Prefeito de Vitória apresenta Drone para operações da GCMV
> Placas informativas foram instaladas no Morro do Moreno
> Vitória: os deques da praia Camburi recebem manutenção
> Morada de Laranjeiras ganha nova praça e campo de futebol
> Vila Velha fará ação em bares alertando sobre bebida e direação
> Linhares: Tomate e cebola mais baratos nos supermercados
> Procon divulga pesquisa de preços de itens de 1ª necessidade
TAGS: SERRA | TREINAMENTO | PROGRAMA | LIXO | ABRELPE