EDUCAÇÃO
Serra: projeto aluno auditor será lançado na próxima quarta
Projeto tem como objetivo incentivar a participação ativa dos estudantes na gestão pública.
Em 12/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Desenvolvido pela Controladoria Geral do Município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), o projeto vai começar na Emef Pastor Oliveira de Araújo, no bairro Divinópolis, mesmo local onde será o evento de lançamento.
A Prefeitura da Serra lança na próxima quinta-feira (14), às 9 horas, o projeto Aluno Auditor, que tem como objetivo incentivar a participação ativa dos estudantes na gestão pública, acompanhando o funcionamento diário das escolas municipais.
Desenvolvido pela Controladoria Geral do Município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), o projeto vai começar na Emef Pastor Oliveira de Araújo, no bairro Divinópolis, mesmo local onde será o evento de lançamento.
>> Projeto sobre cultura e identidade do capixaba cativa crianças
O projeto visa promover a cidadania e a participação social, estimulando o reforço de valores éticos por meio de ações específicas que contribuam para a formação da cidadania. Para isso, os alunos, dos 8º e 9º anos, usarão as metodologias da auditoria, tendo como parâmetro um formulário com mais de 20 pontos a serem avaliados.
Entre os itens auditados estão as salas de aulas, auditório, parte externa da escola, a merenda escolar, biblioteca, banheiros, quadra, salas de informática, entre outros. As perguntas vão desde o estado dos livros da biblioteca às condições de ventilação da escola.
A iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura da Serra e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Acordo de Cooperação 001/2023, assinado para promover ações conjuntas e intercâmbio de conhecimentos e experiências nas áreas de controle interno, auditoria governamental, controle social, transparência e ética pública.
No mês passado, o projeto foi apresentado aos alunos da escola, que tiveram a oportunidade de participar de uma palestra promovida pelo Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Bruno Fardin Faé.(Secom/PMS)
Leia também:
> Projeto sobre cultura e identidade do capixaba cativa crianças
> Brasil investe menos em educação que países da OCDE
> Prêmio Melhores Escolas do Mundo tem 2 finalistas brasileiras
> Governo libera R$ 95 milhões para educação nos municípios
> Alfabetização de crianças ainda é um desafio para o Brasil
> Educação de Vitória fica em 1º lugar no Brasil entre capitais
> Vitória terá 30 escolas em tempo integral a partir de 2024
> Linhares abrirá 60 vagas para cursos de operação de máquinas
> Polo UAB e Aracruz oferecem três novos cursos à distância
> Obras em creche de Jaburuna vão garantir mais de 200 vagas
> Vitória abre inscrições para turma de empreendedorismo
TAGS: SERRA | PROJETO | ALUNOS | AUDITOR | GESTÃO