CIDADE

Serra registra redução em crimes contra patrimônios

Prefeitura da Serra registra redução em crimes contra patrimônio e vítimas fatais no trânsito

Em 10/05/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Edson Reis/Secom

O índice que mais se destacou foi a taxa de furto e roubo em transportes coletivos, que apresentou uma queda de -38,6%.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

A quinta reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) aconteceu nesta quinta-feira, dia 9, e concretizou dados da segurança pública na Serra referentes ao primeiro quadrimestre de 2024, ou seja, os primeiros quatro meses do ano. O GGIM é um encontro com todos os setores envolvidos na segurança do município e utilizado para expor os dados e debater as devidas estratégias. 

>> Bairro de Cariacica ganha nova praça neste sábado (11)

A reunião é realizada pela Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) e conta com a participação de outras pastas da Prefeitura da Serra, como a Secretaria de Assistência Social (Semas) e a Secretaria de Direitos Humanos (Sedir). Também participam as demais forças de segurança que atuam no município, além de representantes do meio judicial.

O encontro também contou com a presença do Procurador da República, Jorge Munhoz, com objetivo de interligar mais uma esfera da segurança pública e ampliar as estratégias debatidas.

O índice que mais se destacou foi a taxa de furto e roubo em transportes coletivos, que apresentou uma queda de -38,6%. De janeiro a abril de 2023 foram registrados 759 casos deste crime. Já no mesmo período deste ano, esse número caiu para 466.

O número de vítimas fatais no trânsito também concretizam uma redução que vem desde janeiro. Neste ano, houve 13 óbitos no trânsito da Serra, número 35% menor que o do mesmo período de 2023, quando 20 fatalidades foram registradas.

No geral, os crimes contra o patrimônio apresentaram uma redução de -17,52%, onde 4.337 casos foram registrados no primeiro quadrimestre deste ano. Em abril de 2024, inclusive, foi contabilizado o menor número de crimes contra o patrimônio do ano, com 942 registros.

Os destaques de redução em crimes contra o patrimônio vão para o roubo em em transporte coletivo (-44,3%), roubo em residência condomínio (-35,7%), roubo a pessoa em via pública (-31,5%) e roubo em estabelecimento comercial (-25,5%).

O furto e roubo de veículos também apresentou queda. Nos primeiros quatro meses do ano, foram registrados 504 veículos furtados ou roubados, número que expõe uma redução de 6,1% contra a quantidade registrada em 2023, de 537 casos. Em contrapartida, 274 veículos foram recuperados neste ano com o auxílio de todas as forças de segurança.

O índice de furto e roubo de celular completa as reduções expostas no GGIM, com uma diminuição de 22,7% na taxa. No período de janeiro a abril de 2023, 2.141 casos foram registrados, já em 2024, 1.654 foram contabilizados. (Secom/PMS)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Bairro de Cariacica ganha nova praça neste sábado (11)
Vila Velha vai implantar energia solar em nos prédios públicos
Aracruz realiza uma formação com equipes psicossociais
Prefeitura de Vila Velha inaugura diversas obras nesta sexta
Serra: Parque Jacaraípe vai ganhar nova Unidade de Saúde
Procon de Linhares orienta consumidores sobre o Dia das Mães
Cosud envia reforço para socorrer vítimas das chuvas no RS
78,13% dos municípios gaúchos foram impactados pelas chuvas
Marinha envia nesta terça hospital de campanha ao RS

TAGS:
SERRA | REDUÇÃO | CRIMES | PATRIMÔNIOS | VÍTIMAS