CIDADE
Serra: Reunião do GGIM debate sobre redução de violência
Também foram debatidos caminhos que possam aumentar segurança da população serrana.
Em 24/06/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), reuniu os principais agentes da segurança pública estadual e federal.
A Prefeitura de Serra realizou a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de 2021 apresentando redução nos índices de violência. No encontro, que aconteceu nesta quinta-feira (24) na sede do Executivo municipal também foram debatidos caminhos que possam aumentar a segurança da população serrana.
O trabalho da Secretaria de Defesa Social (Sedes), que conta com ação da Guarda Municipal, Defesa Civil e Departamento de Operações de Trânsito (DOT), integrado às forças estaduais e federais, resultou na queda de 45% no número total de homicídios. Entre janeiro e maio de 2020 foram 93 crimes desta natureza, enquanto no mesmo período de 2021 foram registrados 51 casos.
Investimento
O constante investimento no efetivo da Guarda, que desde janeiro foi acrescido em 60%, além da aquisição de novas armas, coletes e demais equipamentos, contribuiu para reduzir em 16,7% o índice de roubos a estabelecimentos comerciais, além de 25,5% os roubos a pessoas em vias públicas no comparativo com o mesmo período de 2020.
A vigilância também foi reforçada com a instalação de 94 novas câmeras no videomonitoramento, chegando a 120 no total. A atuação do DOT também foi ampliada. Nos cinco primeiros meses do ano, foram gerados mais de 12 mil autos de infração, o dobro do índice do mesmo período de 2020.
Com a presença do prefeito Sergio Vidigal e coordenação do secretário de Defesa Social Fabrício Dutra, o encontro reuniu os principais agentes da segurança pública estadual e federal.
“Nosso papel na Prefeitura não é enfrentar a violência é promover a paz. Assim, quando vemos a redução desses índices, nós sabemos que eles não se devem a uma atuação exclusiva, mas sim a integração de todos os atores que estão aqui reunidos. O que nos motiva a seguir na vida pública é o ser humano e a política social será sempre uma prioridade”, declarou o prefeito.
Para o secretário de Defesa Social da Serra, Fabrício Dutra, com a integração das forças, Serra conseguirá melhorar a prestação serviços à sociedade.
“Gostaria de agradecer o prefeito pela oportunidade de voltar a realizar a reunião do GGIM que não acontecia a alguns anos. Somando forças vamos conseguir nosso objetivo: trazer mais segurança para o morador da Serra”, reforçou.
Uma das ações que a Prefeitura pretende implantar é o Cerco Inteligente. Com o Termo de Referência já concluído, a administração está mapeando os locais com mais registros de fugas após furto e roubo de veículos para desenvolver o melhor projeto de licitação.
Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, do 6º Batalhão e do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Marinha, Exército e Ministério Público. Também estiveram presentes representantes da Câmara de Vereadores e secretários municipais.
Leia também:
> Prefeitura de Serra oferece serviços jurídicos à população
> Vitória tem rede capacitada para pessoas em situação de rua
> Sinalização horizontal oferece segurança no trânsito de Vitória
> Defesa Civil de Vitória abre curso on-line para voluntários
> Vitória participa da elaboração de ações de educação ambiental
> Superendividamento: Procon de Vitória esclarece sobre a lei
> Prefeitura de Serra relança projeto empreendedor Costurarte
> Prefeitura de Serra realiza obras que beneficiam setor pesqueiro
> Prefeitura e ONGs retiram pedras e liberam Trilha de Furnas
> Serra inicia reformas no mercado de peixes de Nova Almeida
> Serra: Pedidos de poda de árvores feitos pelo site da prefeitura
> Procon de Serra dá dicas de compras do Dia dos Namorados
> Prefeitura de Serra amplia sua frota com 16 novos carros
> Prefeitura de Serra reabre Arena Jacaraípe nesta segunda (07)
> Serra: Reuniões de planejamento da cidade iniciam hoje (07)
> Serra: Cidade da Grande Vitória que mais reduziu homicídios
> Cursos são parte da rotina dos técnicos da Defesa Civil de Serra
> Prefeitura de Serra reabre agenda para cadastro no CadÚnico
> Vidigal assina ordens de serviços para obras em Jacaraipe
> Serra apresenta seu sistema de aprovação de projetos à CBIC
> Mata Atlântica: Parque da Fonte Grande tem novos mirantes
> Nova lei proíbe nomeação de condenados por crimes sexuais
TAGS: PROCON | PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS