DIREITOS HUMANOS

Serra se mobiliza para levar cuidado e direitos à população

Serra se mobiliza para levar cuidado, dignidade e direitos à população em situação de rua.

Em 14/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Sedir/Divulgação/Prefeitura da Serra

O evento será realizado das 8h às 16h, na Unidade Regional de Saúde (URS) de Feu Rosa — Rua Vitória Régia, s/n°, em frente à Praça das Flores.

No próximo dia 16 de agosto, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SEDIR) e do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua (Ciamp-Rua), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), promoverá uma grande ação de acolhimento, cuidado e garantia de direitos à população em situação de rua.

O evento será realizado das 8h às 16h, na Unidade Regional de Saúde (URS) de Feu Rosa — Rua Vitória Régia, s/n°, em frente à Praça das Flores. A iniciativa integra as atividades do Dia da Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, data que lembra o Massacre da Sé, ocorrido em 2004, em São Paulo, quando sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas.

A programação inclui serviços gratuitos como atendimento médico (clínico geral e psiquiátrico), odontológico, coleta de exame preventivo, testagem rápida para ISTs, vacinação, curativos, aferição de pressão e glicemia, cadastro no CADSUS, atendimento da Defensoria Pública, corte de cabelo, apresentações culturais, além de café da manhã e almoço.

Para a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota, a iniciativa reafirma o compromisso da cidade com o cuidado integral e a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Mais do que oferecer serviços, este é um momento de reafirmar que cada vida importa, que cada pessoa tem direito a ser tratada com respeito e humanidade. Nosso objetivo é garantir acesso à saúde, à assistência e à cidadania, mostrando que a Serra é uma cidade que cuida e acolhe.”

A ação reúne diferentes secretarias da gestão municipal e reforça a importância de políticas públicas intersetoriais para promover inclusão, visibilidade e proteção à população em situação de rua. (Secom/PMS)

Leia também:

Brasil institui política nacional com foco na primeira infância
Governo vai lançar programa para brasileiros repatriados
Brasil registra mais de 68 mil pedidos de refúgio em 2024
Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil
Serra fará caminhada contra abuso sexual infantil na quarta (21)
Taxa de mortes em acidentes de motocicletas cresce no país
Quase 60 milhões vivem em cidades com IFDM baixo ou crítico

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET