O prefeito de Serra, Audifax Barcelos, sancionou a Lei nº 5.015, que garante 5% do total de moradias populares, de Programas Habitacionais, às mulheres vítimas de violência e que sofreram tentativa de crime de feminicídio.
De acordo com o prefeito ficará destinada à Secretaria de Assistência Social, junto com demais secretarias e órgãos de Administração Pública Municipal, atender às mulheres beneficiárias, e encaminhar para a Secretaria de Habitação para cadastramento e devidas providências.
As mulheres deverão ser, comprovadamente, moradoras do município de Serra há mais de três anos e ser, ainda, dependente econômica financeira de seu cônjuge ou companheiro.
Para a secretária de Habitação de Serra, Cristiane Stem, garantir moradia a essas vítimas é resguardá-las, em certa medida, de negligência, discriminação e exploração.
“O círculo de violência doméstica é muito difícil de ser rompido. Na maioria das vezes, essas mulheres são totalmente dependentes economicamente de seus parceiros, incluindo a moradia e o sustento dos seus filhos. Então, são necessárias ações para garantir que a mulher violentada ingresse ao convívio social, com prioridade na aquisição de casas populares, sem depender do agressor financeiramente ou emocionalmente”, disse Stem.
Políticas Públicas
Serra é o único município do Estado do Espirito Santo, que conta com uma Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom). As mulheres que denunciam casos de violência na delegacia são orientadas a procurar os serviços da Seppom. No local, elas são acolhidas, recebem orientação, atendimento psicossocial e jurídico. Além disso, a Seppom faz mediação de conflitos, atendimento em grupos, visitas domiciliares, acompanhamento social, e encaminha ao abrigo as mulheres que estão em situação de risco de morte.
A Seppom conta com um Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica, Familiar e Sexual (CRAMVIS). No local, em 2018, foram realizados 1.326 atendimentos gerais, que vão desde acompanhamento por telefone à visita domiciliar, além de atendimento com assistente social e psicóloga, orientação jurídica, entre outros. Além disso, foram realizados 866 primeiros atendimentos, voltados às mulheres que chegam ao espaço pela primeira vez.
No CRAMVIS são realizados, em média, 22 atendimentos psicossociais mensais, aqueles voltados às mulheres que chegam ao local pela primeira vez. Já os desdobramentos, que incluem procedimentos gerais como encaminhamento à orientação jurídica, ao psicólogo, serviço social e visita domiciliar, são realizados, em média, 91 vezes por mês.
Muitas mulheres que sofrem algum tipo de violência têm medo de denunciar os agressores e não prestam queixa. Os motivos são vários: não têm para onde ir, são dependentes financeiramente do agressor, têm medo da exposição e do julgamento, entre outros fatores. Na Seppom, elas conseguem ajuda, não julgamento. Não precisa ter feito a denúncia na delegacia para receber os serviços. A secretaria conta com psicólogas e assistentes sociais para acompanhar os casos.
MAIS NOTÍCIAS
Prefeitura de Serra entregou mais quatro viaturas à Guarda Civil Municipal
A Prefeitura de Serra, por meio da Secretaria de Defesa Social, entregou nesta quarta-feira (24) mais quatro viaturas para a Guarda Civil Municipal. A solenidade de entrega aconteceu no período da manhã, no pátio da Prefeitura, em Serra-Sede.
Foto: Everton Nunes/Secom-PMS
De acordo com o secretário de Defesa Social, Maximiliano Werneck de Souza, a aquisição das novas viaturas contribui para a expansão da capacidade operacional e de atendimento a população, patrulhamento preventivo e apoio ao poder de polícia administrativa de órgãos públicos municipais.
Dentre as novas viaturas, uma será destinada, exclusivamente, para o Patrulhamento Escolar, e será empenhada na realização de visitas tranquilizadoras e atividades nas unidades de ensino.
A aquisição das novas viaturas, do tipo SUV modelo Renault Duster, representa um investimento de R$ 265 mil, que vem somar às iniciativas recentes da Prefeitura de Serra, como a ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal, que têm contribuído para as constantes quedas no índice de homicídio no município.
Foto: Everton Nunes/Secom-PMS
CONTINUE LENDO
99 vagas em cursos para moradores de Serra
Os moradores de Serra, com idade mínima de 15 anos, podem aproveitar a oportunidade que a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) está oferecendo e se inscrever em três cursos profissionalizantes, que, juntos, estão com 99 vagas abertas. As inscrições acontecem na próxima sexta-feira, dia 26 de julho.
Foto: Everton Nunes/Secom-PMS
As oportunidades são para participar dos cursos de Auxiliar Administrativo, Informática Avançada e Montagem e Manutenção de Computadores. As aulas são gratuitas e acontecem no mês que vem, a partir do dia 05, no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.
Oferecer capacitação gratuita aos moradores e, assim, ajudá-los a se inserirem no mercado de trabalho ou empreender, gerando renda, é um dos focos da gestão do prefeito Audifax Barcelos. Somente no primeiro semestre deste ano, foram oferecidas 1.061 vagas em cursos de capacitação na Seter. No último sábado (20) centenas de alunos que participaram das aulas no período de janeiro a junho receberam os certificados de conclusão.
Até o final do ano, estão reservadas outras centenas de vagas. Os interessados devem ficar atentos ao site da Prefeitura da Serra, pois todos os meses são divulgadas as informações para inscrição.
Para fazer a inscrição e participar dos cursos de agosto é preciso comparecer ao Sine da Serra na próxima sexta-feira (26), a partir das 8 horas, com as cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, CTPS e comprovante de residência.
Para mais informações, entrar em contato com o Departamento de Qualificação Profissional pelos telefones: 3252-7118/ 3252-7420.
-
AUXILIAR ADMINISTRATIVO – 45 VAGAS
Período: 05/08 a 30/08
Turno: matutino (8 às 12h), Vespertino (13 às 17h).
Local do curso: Pró-Cidadão.
Pré–requisito: ser morador da Serra, idade mínima de 15 anos; escolaridade mínima cursando o 5° ano do ensino fundamental (antiga 4° série).
-
MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES - 39 VAGAS
Período: 05/08 a 30/08
Turno: Matutino (08 às 12h), Vespertino (13 às 17h).
Local do curso: Pró-Cidadão
Pré – requisitos: ser morador da Serra, idade mínima de 15 anos; escolaridade mínima cursando o 5° ano do ensino fundamental I (antiga 4° série).
-
INFORMÁTICA AVANÇADA – 15 VAGAS
Período: 05/08 a 30/08
Turno: Matutino (08 às 12h), Vespertino (13 às 17h).
Local do curso: Pró-Cidadão
Pré – requisitos: ser morador da Serra, idade mínima de 15 anos; escolaridade mínima cursando o 5° ano do ensino fundamental I (antiga 4° série).
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL