TEMAS GERAIS
Serra/ES desenvolve ações para prevenir gravidez na adolescência.
A ação envolve as Secretarias de Educação (Sedu) e de Saúde (Sesa).
Em 16/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O município da Serra desenvolve uma ação voltada para adolescentes na faixa dos 10 aos 19 anos para a prevenção da gravidez precoce e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Trata-se do Papo Legal e do Conversando com as Meninas. A ação envolve as Secretarias de Educação (Sedu) e de Saúde (Sesa).
No Papo Legal são realizadas palestras sobre sexualidade e gravidez na adolescência todas as quintas-feiras (turnos matutino e vespertino) com alunos do 6º ano das escolas da rede pública municipal da Serra. Essas palestras são dadas pela médica Sylvia Ribeiro do Val Bahiense e pelo professor Marcio Fracalossi Carniçalli.
Às quartas-feiras (turno matutino), as palestras são sobre DST/Aids e Direitos Humanos com os alunos do 9º ano, proferidas pelo psicólogo Ângelo Eduardo Carneiro Dias.
O Papo Legal faz parte do Eixo Saúde do Programa Adolescente Cidadão (PAC). É um bate-papo franco com os adolescentes, em que os profissionais de várias áreas, com apoio da equipe Pedagógica do PAC.
Entre os temas abordados estão a prevenção da gravidez precoce, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), HIV/Aids, Direitos Humanos e também esclarecimentos sobre a vacina conta o HPV. O bate-papo acontece em clima de descontração, regado a brincadeiras e dinâmicas de grupo.
São atendidos pelo PAC, adolescentes matriculados na rede pública municipal de 15 escolas localizadas em 12 bairros marcados pela vulnerabilidade social: Central Carapina, Carapina Grande, Novo Horizonte, Jacaraípe, Planalto Serrano, Jardim Carapina, Nova Carapina I, Nova Almeida, José de Anchieta, Jardim Tropical, Feu Rosa, Vila Nova de Colares. De março a junho, o Papo Legal atendeu 1.055 alunos
No caso da prevenção à gravidez precoce, após as palestras, quando há demanda, são feitos encaminhamentos, por meio de fichas, para atendimento nas Unidades de Saúde do município.
Conversando com as Meninas
A Serra é o único município que possui um ambulatório de ginecologia infanto-puberal no Estado. Ele está localizado na Unidade Regional de Saúde de Boa Vista (próximo ao Vitória Apart Hospital) e atende a meninas de 0 a 19 anos.
Além do atendimento ambulatorial, lá a médica Sylvia Ribeiro do Val Baiense desenvolve o projeto Conversando com as Meninas, que orienta as adolescentes a prevenir a gravidez precoce.
Confira no arquivo anexo a agenda do Eixo Saúde do Papo Legal nas escolas específicas para a prevenção da gravidez na adolescência para os meses de outubro e novembro.
Fonte:PMS