CIDADE

Serra/ES possui mais de 90 locais de entrega voluntária de recicláveis.

Atualmente o município conta com três associações de catadores de materiais recicláveis.

Em 17/06/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Serra possui 96 Locais de Entrega Voluntária (LEV) distribuídos pelo município e três associaçõe de catadores de materiais recicláveis. Se você separa o material reciclado saiba aqui os endereços dos locais para o descarte final.  

O programa utiliza o modelo de entrega voluntária, em que o próprio gerador se desloca até um local e deposita o lixo seco. As associações de catadores do município realizam a triagem dos materiais. A média mensal de materiais enviados para as associações é de cerca de 14 toneladas.

O Projeto ReciclaSerra – Coleta Seletiva dos Resíduos Sólidos Recicláveis do Município está distribuído em 69 escolas e 27 logradouros públicos dos bairros: Centro, Caçaroca, Santo Antonio, Maria Niobe, São Lourenço, Jacaraípe, Morada de Laranjeiras, Valparaiso e Parque Residencial Laranjeiras.

Associações
Atualmente o município conta com três associações de catadores de materiais recicláveis.

A Recuperlixo está localizada em Jardim Tropical e a Abrasol fica em Planalto Serrano (Bloco B). Em maio, foi inaugurada mais uma associação: a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vila Nova de Colares (Amarvila).

A Amarvila funciona dentro do espaço físico do Projeto Catador (Procat), que tem três galpões e um centro de referência de resíduos sólidos. No local funciona também o Centro de Educação Sanitária e Ambiental que contém auditório para palestras e sala de oficinas.

Confira os materiais que podem ser descartados:

Plástico
O que pode ser descartado: garrafas PET, tubos e canos, brinquedos, sacolas, copos e pratos descartáveis. Devem ser limpos, sem rótulos ou etiquetas.

O que não pode ser descartado: fraldas descartáveis, adesivos, cabos de panela, tomadas, embalagens metalizadas.

Papel
O que pode ser descartado: jornais, revistas, caixas em geral, envelopes, cartazes, sacos de papel, embalagem longa vida (tetra pak), caixas de ovos, livros. O papel pode ser inteiro ou rasgado, não pode ser amassado.

O que não pode ser descartado: papel engordurado, plastificado, metalizado ou laminado, papel toalha, higiênico ou guardanapos usados, fita crepe, tocos de cigarro.

Metal
O que pode ser descartado: embalagem de marmitex (alumínio), aço inox, papel alumínio, correntes, fios, panelas sem cabo, talheres, latas de alumínio, latas de óleo e de leite em pó. As embalagens devem estar limpas.

O que não pode ser descartado: esponjas de aço, latas de spray, latas de inseticida e de tinta.

Vidro
O que pode ser descartado: todo tipo de garrafa, vidros coloridos, vidros de conserva, copos.

O que não pode ser descartado: lâmpadas, espelhos, vidros de janela, vidros pyrex, cristal, óculos, ampolas de remédios, cerâmicas e porcelanas. Materiais quebrados devem ser embalados em papel.

Fonte:PMS