CIDADE

Servidores com salários atrasados fazem acampamento em Fundão, ES.

Benefícios como ticket alimentação e férias também estão atrasados.

Em 14/01/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Sem receber o salário referente ao mês de dezembro, servidores da Prefeitura de Fundão, no Espírito Santo, estão acampados em frente ao prédio da administração municipal desde a manhã desta quarta-feira (13). O protesto é organizado por professores da rede pública municipal.

Além do vencimento, alguns benefícios como tíquete-alimentação e férias também estão atrasados. A rescisão de contrato de professores em designação temporária também não foi paga.

Os manifestantes, que passaram o dia acampados na entrada do prédio, levaram cartazes e se acomodaram em cadeiras de praia. Eles prometem não deixar o local até conseguirem uma reunião com a prefeita do município, Maria Dulce (PMDB), sobre o atraso no pagamento dos salários.

“Queremos pelo menos uma previsão sobre quando serão realizados os pagamentos”, afirmou a professora Marilda Nascimento, porta-voz do grupo.

Ela reclamou sobre a falta de posicionamento por parte do executivo municipal. “A prefeita não nos dá informações, não nos atende e não se posiciona a respeito”, disse a manifestante.

Prejudicados
Segundo Marilda, apesar de o protesto ter sido organizado por professores da rede pública de Fundão, o problema tem afetado todos os funcionários públicos da cidade.

Ao todo, de acordo com dados do Portal da Transparência de Fundão  (atualizado em dezembro de 2015), há 7.925 funcionários públicos em atividade na prefeitura.

Recursos
Os professores questionam a falta de dinheiro para pagar o salário do magistério, alegada pela administração. Eles sustentam que, por mais que o município esteja sem dinheiro por conta da crise, o salário dos professores seria pago pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

O fundo fornece recursos para todas as etapas da educação básica – creche, pré-escola, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.

Em dezembro de 2015, a Prefeitura de Fundão  recebeu o repasse de R$ 1.122.178,93 do Fundeb, de acordo com dados disponíveis no site do Banco do Brasil.

Prefeitura reconhece atraso em pagamentos
A secretária de Educação de   Fundão, Neuza das Graças Pimentel, informou que recebeu com surpresa a manifestação feita em frente ao prédio da prefeitura pelos servidores.

Ela confirmou que há atraso no pagamento dos professores, assim como de outros servidores públicos do município. Segundo a secretária, a grande culpada por essa demora é a crise.

“Nós não estamos medindo esforços para regularizar a situação o quanto antes. Fizemos uma reunião na semana passada e acreditamos que até o fim desta semana teremos encontrado uma solução para o problema”, afirmou.

Apesar de citar a crise econômica como motivo para o atraso dos salários, a secretária também confirmou que o município recebeu a verba federal proveniente do Fundeb.

Ainda de acordo com Neuza, mesmo com o dinheiro, a Prefeitura de Fundão teria decidido não pagar os professores antes de conseguir verba para regularizar os vencimentos das outras categorias do município.

Até o fechamento da reportagem, a prefeita Maria Dulce não foi localizada para comentar o assunto.

Fonte: G1-ES