EDUCAÇÃO
Servidores da Prefeitura de Vila Velha realizam curso de libras
Servidores da Prefeitura de Vila Velha participam do curso de Libras, no Auditório da PMVV.
Em 22/09/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O mês é marcado por ações voltadas para a conscientização das conquistas alcançadas pela comunidade surda ao longo dos anos.
Servidores da Prefeitura de Vila Velha participam do curso de Libras, no Auditório da PMVV. O curso começou na última segunda (20) e vai até sexta-feira (24). O encontro foi ofertado pela Secretaria Municipal de Administração. A iniciativa é em homenagem ao Setembro Azul, mês de comemoração e luta da Comunidade Surda Brasileira e vai possibilitar aos servidores o acesso à Língua Brasileira de Sinais.
“Estamos promovendo a inclusão social e tornando mais humanizado o tratamento dos munícipes que, porventura, tenham alguma deficiência auditiva. Com o curso, a integração será facilitada e o processo de atendimento será mais humanizado, gerando assim mais empatia e conexão entre a Administração Pública e os moradores de Vila Velha”, relatou o secretário de Administração, Rodrigo Magnago.
Professora de língua de Sinais há mais de 14 anos, Daniela Rangel de Almeida relata a importância desse atendimento humanizado:
“Essa inclusão é fundamental, pois os munícipes que têm alguma deficiência auditiva também são usuários dos postos de saúde, das escolas, enfim, também utilizam vários serviços da Prefeitura. O servidor precisa se qualificar para atender esse público”, frisa.
Cristina Lodi, assessora na Subsecretaria de Atenção à Saúde, não pensou duas vezes ao se inscrever no curso: “Essa qualificação é muito importante. Ter alguém na equipe que saiba se comunicar por sinais irá facilitar os atendimentos”, afirma Lodi.
“Esse curso está sendo maravilhoso. Já aprendi o meu nome por sinais e não quero parar por aí, vou procurar um curso mais aprofundado”, relata Ilza de Paula, Agente de Saúde na Unidade de Ulisses Guimarães.
“Sou bibliotecária na UMEF Antônio Debarcellos e atendo várias pessoas. Saber se comunicar em libras será muito bom. Estou amando o curso e vou poder atender toda a comunidade de forma acessível”, expressa Rayanne de Andrade Gonçalves.
O mês é marcado por ações voltadas para a conscientização das conquistas alcançadas pela comunidade surda ao longo dos anos e também por datas significativas, como o Dia Mundial da Língua de Sinais, Dia Nacional dos Surdos e Dia Internacional do Intérprete de Libras.
A cor azul simboliza a faixa que era usada no braço das pessoas para identificação na comunidade, durante a época da Segunda Guerra Mundial, em um cenário onde os surdos eram vistos como inferiores perante a sociedade. Com o passar dos anos, a faixa azul se tornou símbolo de luta e resistência. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Secretaria de Educação da Serra destaca projetos para juventude
> PSE leva orientações sobre alimentação nas escolas de Cariacica
> Vitória faz avaliação institucional das 102 unidades de ensino
> Divulgada lista de classificados no programa Qualificar ES
> Centro Estadual de Anchieta passa se chamar ‘Paulo Freire’
> Prefeitura de Cariacica abre matrículas para EJA em 23 escolas
> No mês da inclusão, Serra terá Seminário de Educação Especial
> Vitória entre as 4 capitais que mais vacinaram educadores
> Escolas podem usar verbas do PDDE para aulas presenciais
> MEC estuda a criação da 1ª universidade federal digital
> Seme vai inaugurar mais 2 turmas do “Alfabetiza-ação Cariacica”
TAGS: VILA VELHA | PREFEITURA | SERVIDOR PÚBLICO | LIBRAS | EDUCAÇÃO | INCLUSÃO