CIDADE
Servidores da saúde em greve fazem manifestação em Vitória(ES).
Os servidores pleiteiam um aumento de 12% nos salários.
Em 30/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Cerca de 100 servidores municipais da saúde interrompem as faixas da Avenida Beira-Mar, em frente a Prefeitura de Vitória. Os servidores entraram em greve na última segunda-feira (29).
De acordo com a Central de Videomonitoramento de Vitória, o trânsito está complicado nos dois sentidos da via. A central informou que os servidores começaram a manifestação por de 9h30 e em alguns momentos liberam uma faixa em cada sentido.
Viaturas da Guarda Municipal de Trânsito estão no local do protesto.
O atendimento
Apenas 30% do atendimento está funcionando nas unidades de Vitória, diferente da última segunda-feira (29), que os serviços estavam paralisados. Nesta terça-feira (30), pacientes com consultas marcadas estão sendo atendidos e os pronto atendimentos também funcionam, mas com uma escala reduzida.
A greve
Os servidores pleiteiam um aumento de 12% nos salários e dizem que falta profissionais para atender a população, além de pedir melhorias na saúde e condições de trabalho.
A Prefeitura de Vitória informou por nota que mantém o diálogo e negociação com a categoria. Entretanto, informou que enfrenta a maior queda na receita, o que já começa a atingir os limites do gasto com pessoal estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Em 2014, a Prefeitura concedeu três reajustes de vencimentos para todos os cargos: janeiro 3%, maio 4% e setembro 2%.
A Prefeitura informou também que o Tribunal de Justiça decidiu na última segunda-feira (29) pela ilegalidade do movimento grevista dos servidores da saúde, determinando que os sindicatos requeridos e seus associados não realizem qualquer movimento paradista ou grevista na área de saúde do município de Vitória, sob pena de multa diária de 50 mil reais.
Fonte: Folha Vitória