TEMAS GERAIS

Servidores do INSS encerram a greve no ES, diz sindicato.

Agências da Previdência Social voltam a funcionar, na segunda-feira (28).

Em 25/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Espírito Santo acabou, nesta sexta-feira (25), após uma assembléia em Vitória, segundo Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social no Espírito Santo (Sindprev-ES). A categoria retorna ao trabalho nesta segunda-feira (28).

O Sindprev-ES informou que, em acordo com o Governo Federal, ficou definido 10,8% de reajuste, sendo 5,5% para o mês de agosto de 2016, e 5,0% para janeiro de 2017.

Além disso, a categoria informa que foram "conquistados ganhos na gratificação de desempenho e em benefícios como auxílio-alimentação, assistência à saúde e assistência pré-escolar, todos com vigência a partir de janeiro de 2017".

Os trabalhadores também irão repor todos os trabalhos acumulados, mas ainda não se sabe como e nem quando.

Das 32 agências que existem no estado, 20 estavam participando do movimento.

O movimento grevista foi iniciado no dia 15 de julho, no estado.

Nacional
Segundo o sindicato que representa os funcionários, 15 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas nesse período de paralisação. Os funcionários pediram reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho.

Além dos servidores administrativos, os peritos do INSS também estão em greve em todo o país. A paralisação começou no último dia 4 e, segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos em Previdência Social, ainda não há previsão de fim do movimento.

Fonte: G1-ES