CIDADANIA
Servidores fazem capacitação da Defesa Civil para agir em caso de emergência
O curso tem o objetivo de aprimorar ações de resposta à população no período de anormalidade.
Em 06/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Vários servidores municipais foram conscientizados sobre a prevenção e redução de riscos de desastres naturais durante a Capacitação da Rede Municipal de Proteção e Defesa Civil, realizada nesta sexta-feira (6), no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé.
O curso tem o objetivo de aprimorar ações de resposta à população no período de anormalidade - alagamentos, desabamentos, deslizamento de terra, vendavais e outras situações emergenciais - e coloca em prática um planejamento tático já previsto no Plano Municipal de Contingência.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Jonathan Jantorno, destacou a importância do evento. “O evento é muito importante para o município de Vitória porque é um trabalho que vem sendo construído desde 2009. Hoje, tivemos o objetivo de consolidar o Grupo de Ação Coordenada (GAC). Fazem parte desse grupo servidores municipais de todas as secretarias envolvidas do Plano de Contingência”.
Compõem o Plano de Contingência as seguintes secretarias: Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Obras (Semob), Serviços (Semse), Saúde (Semus), Desenvolvimento da Cidade (Sedec), Meio Ambiente (Semmam), Educação (Seme), Comunicação (Secom), Administração (Semad), Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Fazenda (Semfa), Habitação (Sehab), Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Segurança Urbana (Semsu) e Gestão Estratégica (Seges).
Certificados
Na ocasião, também aconteceu a entrega de certificados aos 41 moradores que participaram da capacitação para atuar como voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec´s). Eles ainda receberam o kit da Defesa Civil, composto por camisa, boné, galocha, capa de chuva e fita zebrada.
Durante o curso, os voluntários passaram por quatro módulos: "Risco Geológico"; "Risco Estrutural", "Primeiros Socorros" e "Combate a Incêndios". Maria Luciana Ribeiro da Silva, de 55 anos, estava orgulhosa por receber o certificado. "Achei muito bom. Todas as pessoas deveriam fazer. Aprendi várias informações. O que achei de mais interessante é como apagar o fogo corretamente. Será importante também para ajudar o próximo".
Isaias Viana da Rocha, 48, já fez o curso cinco vez, mas decidiu fazer de novo para aprimorar os conhecimentos e as técnicas: "Fiz esse curso como uma reciclagem para apoiar o novo Nudec de Itararé. O voluntário pode isolar a área, ajudar o próximo e, quem sabe, salvar a vida de alguém".
Segurança
"A Defesa Civil age quando as pessoas mais precisam e tem credibilidade. No momento da dificuldade, é a diferença que faz acontecer. Quanto mais pudermos estar presentes e fazendo nossas articulações, será melhor. Ano passado, passamos por um momento de chuva intensa, mas tivemos uma resposta rápida, precisa e qualificada", disse o secretário municipal de Assistência Social, Marcos Marinho Delmaestro.
O vice-prefeito de Vitória, Waguinho Ito, também enalteceu o trabalho da Defesa Civil. "É muito gratificante saber pelo major Pimenta que Vitória é uma das cidades mais organizadas do Estado. Isso comprova que nosso trabalho e da Defesa Civil tem sido cumprido. Isso é fruto do trabalho dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil, que têm um papel muito importante. Muitas catástrofes e calamidades são evitadas através do trabalho dos voluntários, que são os nossos olhos nas comunidades".
Fonte:PMV