CIDADE

Serviço fumacê percorre 67 localidades de Vila Velha nesta semana

A Prefeitura realiza o serviço de combate ao mosquito do gênero Culex.

Em 09/12/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Felix Falcão - Semcom/PMVV

A Prefeitura de Vila Velha realiza o serviço de combate ao mosquito do gênero Culex (pernilongo), por meio do carro fumacê. Na primeira semana de dezembro, entre segunda-feira (9) e sexta-feira (13), o veículo percorrerá 67 localidades, conforme cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O carro passa sempre após às 18 horas. É importante que os moradores abram as janelas e portas das residências para que haja uma maior eficácia na aplicação do produto.

A rota programada poderá sofrer alterações de acordo com as demandas e o clima. Em dias de muita chuva, o serviço não pode ser realizado. Caso o munícipe tenha alguma dúvida quanto à realização do serviço ou queira fazer reclamações/sugestões, basta registrar por meio da Ouvidoria Municipal 162.

PROGRAMAÇÃO

09/12 - Ibes, Polo Glória, Polo de Confecções, Santa Inês, Brisa Mar, Jardim Guadalupe, Jardim Guadalajara, Cavaliere, Dom João Batista, Bairro Garoto, Glória, Prainha da Glória, Jaburuna, Olaria, Aribiri, Ataíde.
10/12 - Farol, Praia do Ribeiro, Morro do Moreno, Castanheira, Praia da Costa, Sítio Batalha, Centro, Prainha, Marinha, Exército, Itapoã, Coqueiral de Itaparica (orla e etapas).
11/12 - Nova Cobilândia, Cobilândia, Nova América, Jardim Marilândia, Cobilândia II, Vila da Vitória, Residencial do Vale, Jardim do Vale, Santa Clara, Vale Encantado, Rio Marinho.
12/12 - Jockei, Ilha dos Bentos, Parque das Gaivotas, Nova Itaparica, Residencial Itaparica,Praia das Gaivotas, Guaranhuns, Araçás, Jardim Guaranhuns, Vila Guaranhuns, Darly Santos, Pontal das Garças.
13/12 - São Conrado, Ulisses Guimarães, Castanheira, João Goulart, Normília, Jabaeté, Mangue Seco, Cidade de Deus, Barra do Jucu, Santa Paula  I e II, Itapuera da Barra, Pontal da Barra, Cidade da Barra, Riviera da Barra, Maria Ortiz.

LEIA TAMBÉM

Sala de Vacina para pessoas com HIV já está funcionando em Vila Velha

Já está em pleno funcionamento em Vila Velha a primeira Sala de Vacina do Espírito Santo destinada exclusivamente às pessoas que vivem com HIV/AIDS, Hepatites B e C e vítimas de violência sexual.

A nova unidade, que compõe o Centro de Referência IST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi aberta ao público na última quinta-feira (5) e vai ofertar imunobiológicos do calendário normal e, sobretudo, vacinas especiais para o paciente, além de avaliar também o estado vacinal de pessoas de seu convívio.

Avaliação

Com suporte de uma equipe multidisciplinar do Centro de Referência em IST/AIDS, a nova Sala de Vacina vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h, à rua Castelo Branco, 1.803, Centro, Vila Velha.

A especialista do Programa IST/AIDS, Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a médica Betina Moulin Coelho Lima, avaliou como “muito importante” a iniciativa da Sala de Vacina para prevenir uma série de doenças.

“No caso, um paciente imunodeprimido que vive com HIV terá à sua disposição uma série de vacinas a mais que não são ofertadas na unidade de saúde e que são imprescindíveis para sua proteção”, pontuou.

Ela esteve participando do II Seminário de HIV/AIDS “Cuidado integrado à pessoa vivendo com HIV/Aids na Atenção Primária à Saúde”, no qual ministrou palestra sobre prevenção com a pessoa vivendo com HIV/AIDS, seus avanços e dificuldades". - Com informações da Prefeitura de Vila Velha