ECONOMIA CAPIXABA

Setembro teve aumento do consumo das famílias Capixabas

Indicador mostra que elas gostariam de poder consumir mais.

Em 11/10/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Orca Contabilidade - Reprodução

As famílias de Vitória demonstraram, mais uma vez, melhora na sua disposição de consumir em setembro. Em gradativa trajetória de crescimento desde fevereiro de 2019, a intenção de consumo das famílias cresceu 4,6% comparado ao mês anterior, atingindo 62,1 pontos em setembro. Porém, os resultados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias, analisada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES, sinaliza que o nível abaixo de 100 pontos mostra que as famílias gostariam de poder estar consumindo mais. Mesmo permanecendo no patamar de insatisfação, o mês de setembro foi o maior responsável pelo crescimento do consumo das as famílias com ganhos abaixo de 10 salários mínimos, que obteve alta pelo nono mês consecutivo. 

Outro destaque positivo na comparação de setembro com o mês de agosto foi para Perspectivas Profissionais subindo 9,2%, obtendo 35,8 pontos. Os componentes Nível de Consumo Atual, satisfação da Renda Atual, e Emprego Atual também fecharam o mês com saldos positivos. Sendo Emprego, o mais bem avaliado entre os componentes do ICF e o único na zona de otimismo do índice crescendo 2,7% em relação ao mês anterior, marcando 103,5 pontos. 

Na avaliação do presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, a estabilidade de preços e a recuperação dos empregos, mesmo que lenta, tem influenciado a melhora da percepção das famílias em relação ao seu consumo. “O aumento da confiança do consumidor em relação ao seu poder de compra junto a incentivos como, a liberação de parcela do FGTS e do PIS/PASEP, deve contribuir para o maior dinamismo dos indicadores nesse final de ano”, conclui.

Brasil

A Intenção de Consumo das Famílias, apurada para o Brasil pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), obteve alta de 0,3% em setembro de 2019 em relação a agosto, marcando 92,5 pontos. Na comparação agosto de 2018 avançou 6,4%.

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.