POLÍTICA NACIONAL

Setor de rochas naturais do Brasil será homenageado em Brasília

O setor de rochas é representado pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas)

Em 02/02/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Centrorochas/Divulgação

A cerimônia inédita vai reconhecer um dos setores mais internacionalizados da indústria brasileira, com forte impacto econômico, geração de empregos e divisas e presença em todas as regiões do país.

Pela primeira vez na história, o setor produtivo de rochas naturais do Brasil é tema de uma sessão solene no Congresso Nacional, realizada a pedido da bancada de deputados federais do Espírito Santo, maior estado exportador do segmento. A cerimônia está marcada para o dia 11 de fevereiro, às 11 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, em Brasília, sob a condução do líder da Bancada Capixaba, o deputado federal Josias Da Vitória. A iniciativa representa um reconhecimento institucional inédito à relevância econômica, social e estratégica do arranjo produtivo de rochas naturais para o desenvolvimento do país.

A sessão solene integra a agenda oficial do Legislativo e configura uma homenagem parlamentar ao setor de rochas naturais. O segmento é representado nacionalmente pela Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) e conta com a participação de entidades e instituições que atuam diretamente nos principais polos produtivos do país, como o Sindirochas (Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo), o Sinrochas (Sindicato Intermunicipal da Indústria de Beneficiamento de Mármores, Granitos e Rochas Ornamentais no Estado de Minas Gerais) e o Simagran (Sindicato da Indústria de Mármores e Granitos do Estado do Ceará), sindicatos patronais dos três maiores estados exportadores de rochas naturais do Brasil, respectivamente, Espírito Santo, Minas Gerais e Ceará.

Também participam da cerimônia o Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag) e a Associação de Atividades Sociais do Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Rochativa), reforçando a dimensão técnica, social e institucional do setor, que responde por cerca de 480 mil empregos diretos e indiretos no país.

O Brasil figura entre os principais protagonistas globais do setor de rochas naturais. É o 4º maior produtor mundial e o 5º maior exportador, com participação de 7% no comércio internacional do segmento. O país detém ainda a maior diversidade geológica do mundo, com mais de 1.200 variedades de materiais, reconhecidas pela qualidade, resistência e estética singular.

Em 2025, o setor brasileiro de rochas naturais registrou recorde histórico de exportações, alcançando US$ 1,48 bilhão, crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior. As vendas externas alcançam 132 países, com destaque para os Estados Unidos, principal destino, responsáveis por 53,6% das exportações, seguidos por China, Itália, México, Reino Unido e Espanha.

Vale ressaltar que o Espírito Santo se consolida como o maior polo exportador do país, concentrando 78,5% do valor exportado em 2025, com aproximadamente US$ 1,2 bilhão, além de responder por cerca de 30% dos empregos do setor no Brasil e por 10% do PIB estadual. Minas Gerais, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte também se destacam como importantes polos produtivos e exportadores.

Além da relevância econômica, o setor de rochas naturais brasileiro avança de forma consistente em sustentabilidade, inovação e tecnologia. Mais de 95% da água utilizada no processo produtivo é reutilizada, há crescente uso de energia renovável, reaproveitamento integral de materiais e desenvolvimento de soluções de economia circular, como o FiBRO, a remineralização de solos e o uso de subprodutos na construção civil e na mineração.

A sessão solene também irá destacar a importância de um ambiente regulatório compatível com a realidade do setor, especialmente nos campos ambiental, mineral, logístico e de infraestrutura.

Para a Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas), entidade que reúne mais de 470 empresas associadas e apoiadas, distribuídas em 17 estados, os avanços nessa agenda são fundamentais para ampliar a competitividade internacional do Brasil, preservar empregos, estimular investimentos e garantir previsibilidade às empresas.

Na ocasião, a associação nacional irá prestar homenagens a autoridades e instituições que contribuem de forma decisiva para o fortalecimento do setor, com destaque para a parceria com a ApexBrasil, responsável por ações estruturantes de promoção internacional das rochas naturais brasileiras e pelo fortalecimento da presença do país nos principais mercados globais.

Serviço:
"Sessão Solene em Homenagem ao Setor Produtivo de Rochas Naturais do Brasil"
Data: 11 de fevereiro de 2026
Horário: 11h
Local: Plenário Ulysses Guimarães – Câmara dos Deputados, Brasília (DF)
(Por Kelly Kalle/AsImp/C2 Press)

Leia também:

Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz Boulos
TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições
Lula veta integralmente Projeto de Lei da Dosimetria
Governo deve priorizar acesso ao turismo, diz novo ministro
Presidente Lula afirma que descarta privatização dos Correios

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET