ECONOMIA NACIONAL

Setor de serviços cresce 0,5% de março para abril, revela IBGE

É a segunda alta consecutiva do indicador, que já havia avançado 0,7% de fevereiro para março.

Em 12/06/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: FREEPIK

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o setor de Serviços cresceu 5,6% na comparação com abril do ano passado, 2,3% no acumulado do ano e 1,6% no acumulado de 12 meses.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

O volume de serviços no país cresceu 0,5% na passagem de março para abril, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a segunda alta consecutiva do indicador, que já havia avançado 0,7% de fevereiro para março.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o setor cresceu 5,6% na comparação com abril do ano passado, 2,3% no acumulado do ano e 1,6% no acumulado de 12 meses.

Três das cinco atividades do setor de serviços investigadas apresentaram alta de março para abril deste ano, com destaque para os segmentos de transportes (1,7%) e de outros serviços (5,0%). A terceira atividade com resultado positivo foi informação e comunicação (0,4%), que atingiu, mais uma vez, seu ponto mais alto da série histórica, iniciada em 2012.

Queda

Ao mesmo tempo, apresentaram queda de março para abril os serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,1%) e os serviços prestados às famílias (-1,8%). Na passagem de fevereiro para março, essas atividades haviam crescido.

O índice de atividades turísticas - analisado de forma separada pelo IBGE – teve expansão de 2,3% em abril ante março. É o segundo resultado positivo do segmento, que se encontra 4,7% acima do patamar de fevereiro de 2020, mas ainda 3% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em fevereiro de 2014.

Em relação à receita nominal, o setor de serviços apresentou altas de 1,1% em relação a março, de 8,9% na comparação com abril de 2023, de 6,3% no acumulado do ano e de 5,2% no acumulado de 12 meses. (Por Vitor Abdala - da Agência Brasil)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Taxação de importação e Projeto Mover vão à sanção
Governo não tem "plano B" para MP do PIS/Cofins, diz Haddad
Governo anula leilão e cancela compra de arroz importado
Inflação de maio sobe para 0,46%, influenciada por alimentos
Presidente Lula vai à Itália para participar da Cúpula do G7
Poupança tem entrada líquida de R$ 8,2 bilhões em maio
Dia Livre de Impostos reforça debate sobre reforma tributária
Cariacica se consolida como polo distribuidor de carros elétricos
Apicultores capixabas buscam fortalecer a produção de mel

TAGS:
SERVIÇOS | SETPR | CRESCIMENTO | ECONOMIA | BRASIL