CIDADE
Setor produtivo de Serra discute desenvolvimento econômico local.
O vice-presidente da Findes, José Carlos Zanotelli, recebeu os membros do Cogede.
Em 15/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Diretoria da Deferação das indústrias do Espírito Santo (Findes) em Serra, por meio do vice-presidente institucional, José Carlos Zanotelli recebeu nesta quarta-feira (15), no auditório do Senai Civit daquele município, o Conselho Gestor de Desenvolvimento Municipal (Cogede), constituído pelo prefeito Audifax Barcelos, secretários municipais e o setor produtivo, representado por indústria, comércio e serviços.
Coordenada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Alfonso Menegueli, a pauta detalhou projetos realizados pela prefeitura para alavancar o desenvolvimento econômico da Serra, como, por exemplo, o “Desenvolve Mais Serra" e o "Serra Digital”, muito demandado pelos setores produtivos locais.
“É missão de nossa gestão tornar a administração menos burocrática e mais assertiva. Para isso, estamos utilizando a tecnologia, que favorece a agilidade de processos, implantando em nosso município o programa 'Serra Digital' com alvará online, por exemplo. O objetivo é diminuir a morosidade de projetos, ganhando tempo e, consequentemente, oportunizando a geração de emprego e renda para os nossos cidadãos”, detalhou o secretário.
De acordo com Zanotelli, por meio desse Conselho o município já melhorou muito em questões burocráticas e já se tornou mais atrativo para a instalação de empreendimentos. “O objetivo do Cogede é unir as entidades públicas e privadas para direcionar o futuro sustentável e econômico da nossa cidade. Entraves que demoravam muito tempo para serem resolvidos agora, com a integração entre as secretarias, ganharam mais agilidade nos processos”, constatou. “Mas este é só o começo. Abrimos a primeira reunião do ano, conhecendo o novo secretariado e cobrando, apresentando demandas e propostas para alavancar a economia local e, principalmente, gerar emprego e renda para a população da Serra. E isso só terá resultado com a união entre nossas entidades, setor público e privado”, acrescentou o industrial.
O prefeito Audifax Barcelos finalizou o encontro agradecendo ao Sistema Findes por oferecer a oportunidade de aproximar as entidades num debate que discute o futuro de uma cidade mais sustentável e economicamente forte. “Temos um mesmo objetivo neste encontro. Fortalecer nossa cidade, gerar emprego e renda e, para isso, precisamos de vocês, o setor produtivo da Serra. Coloco meu secretariado à disposição, para que neste ano possamos arrumar a casa financeiramente a impulsionar a economia local, atrair indústrias, qualificar os moradores e devolver a autoestima de nossa população”, disse.
A reunião do Cogede acontece a cada dois meses e apresenta as demandas dos empresários, traçando metas para o poder público dar agilidade à resolução de gargalos para alavancar o desenvolvimento da Serra.