TEMAS GERAIS
Sindicato diz que fechamento de bares às 2 horas em Vitória(ES) não é solução.
O SindBares argumenta que dados comprovam que uma determinação não é a solução.
Em 12/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O projeto de lei que regulamenta o horário de fechamento de bares, lanchonetes e casas noturnas de Vitória, já causa polêmica. O Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (SindBares-ES) é contra o projeto e diz que limitar o horário de fechamento de bares não soluciona o problema da violência urbana.
“O sindicato é totalmente contra a imposição para que bares e restaurantes fechem as portas mais cedo. A medida não resolve o problema da violência. Pelo contrário, ela gera desemprego, acaba com as opções saudáveis de lazer noturno e interrompe todo o ciclo de desenvolvimento turístico da Capital nos últimos anos. A própria administração municipal perderá arrecadação em um ano de crise” afirma o presidente do SindBares, Wilson Vettorazzo Calil.
O projeto de lei número 16/2015, do vereador Devanir Ferreira (PRB), determina que bares, restaurantes, lanchonetes e casas noturnas fechem as portas até às 2 horas. O SindBares argumenta que dados comprovam que uma determinação não é a solução.
“Para se ter uma ideia da ineficácia do projeto, na Serra, onde uma lei impõe o fechamento de bares à 1h desde o início do ano, estabelecimentos regularizados já registram uma queda de 60% no movimento. Enquanto isso, o número de homicídios nos quatro primeiros meses de 2015 permanece igual ao mesmo período do ano passado: 127”, diz Calil.
O sindicato completa: “A título de comparação, tanto Vitória quanto Vila Velha, onde os estabelecimentos têm autonomia para funcionar, tiveram uma queda acentuada neste quesito. Enquanto em Vila Velha o número passou de 94 para 78, ou seja,17% a menos, na Capital, a redução foi ainda maior: de 47 para 25, quase 50% a menos”, completa.
Já o vereador afirma que o projeto, na verdade, não vale para todos os estabelecimentos, e sim para aqueles que não oferecem estrutura suficiente ou que atrapalhem o sossego da população. “O projeto não propõe o fechamento indiscriminado de todos os bares na cidade. Na verdade, o fechamento vale apenas para os estabelecimentos que não possuam infraestrutura necessária para o desenvolvimento de suas atividades ou as que atrapalhem o sossego de moradores durante a madrugada”, argumenta.
Em nota, a Prefeitura de Vitória informou que não possui nenhum projeto que limite o horário de funcionamento de bares. Para combater delitos e irregularidades a prefeitura realiza semanalmente, em parceria com a Polícia Militar, operações integradas de fiscalização em bares e estabelecimentos. A nota diz ainda que no ano de 2014, 173 bares foram fiscalizados pelas operações integradas.
Um encontro com representantes da sociedade civil e dos empresários que representam os bares acontece às 18 horas desta segunda-feira (11), no plenário da Câmara Municipal de Vitória para debater o assunto.
Fonte: Folha Vitória