CIDADE

Sistema Confirma Vitória de consultas ajudou mais de 70 mil capixabas

Ferramenta ajudou a reaproveitar consultas que seriam perdidas por falta dos pacientes.

Em 09/01/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Graças ao sistema de confirmação de consultas, Confirma Vitória, implantado em agosto de 2017 e desenvolvido pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, mais de 70 mil consultas que seriam perdidas, puderam ser reaproveitadas no último ano. A plataforma tem como principal objetivo organizar o acesso às consultas agendadas e otimizar a oferta de vagas. Dessa forma, o paciente deve obrigatoriamente confirmar ou cancelar seu agendamento.

O morador pode fazer sua confirmação com até dois dias de antecedência pelo computador, tablet ou celular (por meio do aplicativo Vitória Online). As consultas canceladas ou não confirmadas retornam para o sistema, sendo novamente disponibilizadas para outros pacientes.

A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, destacou a importância da confirmação das vagas. "Com o Confirma Vitória, vamos ampliar em muito o número de vagas disponíveis para a população. É a tecnologia ajudando a gestão a construir um ambiente mais justo. Precisamos que as pessoas valorizem o recurso público e tenham responsabilidade. Cada falta representa um desperdício de dinheiro público e uma pessoa que deixa de ser atendida".

Índice de faltas em dezembro 2019

Em dezembro, as faltas alcançaram um índice médio de 21,43% das vagas disponibilizadas. As Unidades de Saúde abaixo da média do índice de faltas do mês foram: Santo André (21,10%), Quadro (21,09%), Itararé (20,64%), Fonte Grande (19,38%), Ilha de Santa Maria (19,36%), Bonfim (18,88%), bairro República (18,50%), Vitória (17,91%), Andorinhas (17,44%), Santa Luiza (16,98%), Jabour (16,80%), Jardim da Penha (16,06%), Jardim Camburi (15,57%), Maria Ortiz (15,21%) e Praia do Sua (13,33%).

"Isso mostra que os pacientes estão aderindo cada vez mais ao sistema Confirma Vitória. Vamos trabalhar para diminuir esse índice de faltas", concluiu a secretária. (Com informações da Prefeitura de Vitória)