SAÚDE

Sistema Único de Saúde oferece tratamento do tabagismo

Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para tabagismo e dependência da nicotina.

Em 13/06/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Divulgação/Banco Mundial/ONU

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) aponta que o Brasil, em 2019, ainda mantinha 12,8% da população usuária de derivados do tabaco, além de 9,2% de fumantes passivos.

O Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) no Sistema Único de Saúde (SUS), que passa a oferecer tratamento para o tabagismo e dependência da nicotina. A medida foi publicada nesta terça-feira (13) no Diário Oficial e tem como objetivo reduzir a prevalência de usuários no país.

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) aponta que o Brasil, em 2019, ainda mantinha 12,8% da população usuária de derivados do tabaco, além de 9,2% de fumantes passivos. De acordo com Organização Mundia de Saúde (OMS), a cada dia, no país, 443 pessoas morrem por causa do tabagismo.

Segundo a publicação, o novo PNCT tem a missão de “articular a rede de tratamento do tabagismo no SUS, o Programa Saber Saúde, as campanhas e outras ações educativas e a promoção de ambientes livres da fumaça do tabaco”. Caberá às secretarias Estaduais e Municipais de Saúde implementar o programa em suas áreas de atuação e a coordenação nacional será do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Além da gestão, o novo PNCT deverá atuar em três outros eixos: o cuidado integral, que inclui prevenção e promoção da saúde; educação; e vigilância. Tratamento, prevenção da iniciação ao tabagismo e proteção da exposição à fumaça, para evitar o consumo passivo, são ações ligadas ao cuidado integral.

No eixo educação o novo programa prevê qualificação de profissionais de saúde, gestores do PNCT, profissionais de vigilância sanitária, além do fomento de ações educativas voltadas à população. Já o eixo vigilância em saúde é voltado para ações de monitoramento de consumo do tabaco e seus derivados, assim como de outros produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, e até de produtos ilegais. (Por Fabiola Sinimbu/Agência Brasil)

Leia também:

Laboratório do HEVV recebe selo de excelência em qualidade
Obesidade pode prejudicar a capacidade do cérebro humano
Vacina contra esquistossomose estará disponível no SUS
Especialista destaca a importância da vacinação em massa
Vila Velha anuncia vagas para vacinação sem agendamento
Dia da Imunização alerta para baixas coberturas vacinais
Linhares realiza mutirão de vacinação contra gripe no sábado
Conheça os benefícios de saúde imediatos ao parar de fumar
Governo cria comitê para reduzir casos de tuberculose até 2030
Custo de tratamento de câncer sobe 400% em quatro anos

TAGS:
SUS | TRATAMENTO | TABAGISMO | DEPENDÊNCIA | NICOTINA