MOTOR
Sistemas multimídia distraem demais os motoristas, diz estudo
O estudo avaliou que as centrais multimídia de 12 exigem alto grau de atenção.
Em 06/10/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Navegador, wi-fi, bluetooth, leitor de mensagens de texto, agenda telefônica... Cada vez mais repletos de funções, os novos sistemas de entretenimento dos carros tiram a atenção dos motoristas por tempo potencialmente perigoso, concluiu um estudo da AAA, fundação pela segurança no trânsito, e a Universidade de Utah, nos Estados Unidos.
Veja como foi a pesquisa:
- 30 modelos de carros ano 2017 vendidos nos EUA foram avaliados;
- 120 participantes de 21 a 36 anos foram monitorados usando as centrais multimídia desses veículos;
- eles foram orientados a usar comandos de voz, telas sensíveis ao toque e outras tecnologias para fazer chamadas, mandar mensagens de texto, sintonizar o rádio e programar um destino enquanto dirigiam.
A conclusão foi que os motoristas ficaram visualmente e mentalmente distraídos por mais de 40 segundos, completando tarefas. Tirar os olhos da via por apenas 2 segundos dobra o risco de colisão, diz um estudo anterior da fundação.
O estudo avaliou que as centrais multimídia de 12 exigem alto grau de atenção do motorista, tirando o foco principal, que é o trânsito. Nesta categoria aparecem Honda Civic Touring e o Tesla Model S (veja a lista completa ao fim da reportagem).
Em nenhum doo modelos, o esforço exigido foi considerado mínimo.
Navegação distrai mais
A programação do sistema de navegação, que indica o melhor trajeto a ser percorrido, foi a tarefa que mais distraiu os participantes.
A 40 km/h, um carro pode percorrer a distância de 4 campos de futebol durante o tempo que o motorista leva para inserir um novo destino, sem dar atenção ao trânsito no navegador.
O estudo observou que os sistemas de 12 dos 30 carros avaliados permitiam programar a navegação com o veículo em movimento.
Para a fundação, os carros de 2017 estão muito mais complexos em termos de tecnologia do que os de 5 anos atrás. "Os motoristas querem tecnologia segura e fácil de usar, mas muitos recursos acrescentados aos sistemas atuais são complicados emais e, algumas vezes, frustrantes", diz Marshall Doney, presdidente da AAA. Essa frustração também pode levar à distração.
Tem a função? Não use
"Alguns sistemas incluem funções que não ligadas à tarefa de dirigir, como envio de mensagens, checagem de redes sociais e navegação na internet. Isso não devia estar sendo feito ao volante", continua Doney. “As montadoras precisam visar a redução das distrações, criando sistemas que não exijam mais da visão e da mente quanto ouvir o rádio ou um audiobook."
O AAA estuda este assunto desde 2013, com o objetivo de ajudar as fabricantes de carros e os desenvolvedoras a melhorar a funcionalidade dos sistemas e reduzir a atenção exigida dos motoristas para o uso.
Para os pesquisadores, a maioria dos sistemas testados poderia se tornar mais segura simplesmente seguindo recomendações do governo feitas em 2012, como desativar o envio e recebimento de mensagens e a navegação quando o carro estiver em movimento.
"O AAA adverte os motoristas que não é porque o recurso está disponível que é seguro usá-lo. Essas tecnologias deveriam ser usadas em casos de urgência ou emergência relativa a assuntos ligados à direção."
Veja o nível de atenção exigido pelos sistemas avaliados no estudo*:
Exige nível baixo de atenção
- Nenhum modelo
Exige nível moderado de atenção
- Chevrolet Equinox LT
- Ford F250 XLT
- Hyundai Santa Fe Sport
- Lincoln MKC Premiere
- Toyota Camry SE
- Toyota Corolla SE
- Toyota Sienna XLE
Exige alto nível de atenção
- Cadillac XT5 Luxury
- Chevrolet Traverse LT
- Dodge Ram 1500
- Ford Fusion Titanium
- Hyundai Sonata Base
- Infiniti Q50 Premium
- Jeep Compass Sport
- Jeep Grand Cherokee Limited
- Kia Sorento LX
- Nissan Maxima SV
- Toyota Rav 4 XLE
Exigem nível muito alto de atenção
- Audi Q7 QPP
- Chrysler 300 C
- Dodge Durango GT
- Ford Mustang GT
- GMC Yukon SLT
- Honda Civic Touring
- Honda Ridgeline RTL-E
- Mazda3 Touring
- Nissan Armada SV
- Subaru Crosstrek Premium
- Tesla Model S
- Volvo XC60 T5 Inscription
* Versões vendidas nos Estados Unidos.
(Foto: Divulgação)