CIDADE

Sítio histórico de Queimado é doado para prefeitura de Serra(ES).

Terreno abriga igreja do século XIX e foi palco da Insurreição de Queimado.

Em 05/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O terreno do sítio histórico de Queimado, que antes era particular, foi doado para a prefeitura de Serra, na Grande Vitória. O distrito de Queimado fica a 20 km da capital. Intenção do município é restaurar as construções.

No local, está localizada a igreja de São José do Queimado, datada de 1849, que foi ícone da Insurreição de Queimado, considerada um marco na história da escravidão no Brasil.

O sítio histórico está abandonado e destruido, mas, com a doação, a  prefeitura poderá ter mais autonomia para garantir a preservação e revitalização.

A prefeitura de Serra informou que já tem um projeto e busca parcerias para restaurar o sítio hitórico. O prefeito Audifax Barcellos acredita que, no prazo de cinco anos, será possível concluir a obra.

“Agora, sendo patrimônio público, nós vamos fazer as obras. Vamos poder fazer o acesso, iluminar, restaurar a igreja, restaurar o cemitério”, informou.

O jornalista Aurélio Carlos Moura, que luta pela preservação do lugar há anos, acredita que as ruínas não vão resistir tanto tempo.

“Toda vez que eu venho aqui, que eu venho subindo essa ladeira, meu coração fica na mão, sem saber se eu vou encontrar essa igreja em pé ou totalmente no chão. Têm que ser feitas obras emergenciais para sustentar essa igreja. Não tem mais como”, disse o jornalista. 

Se nos próximos cinco anos as obras não forem concluídas, o terreno voltará a ser do antigo dono.

Histórico
Em dezembro de 2014, o sítio histórico já estava em situação precária e permanece da mesma maneira. O mato invadiu a igreja, as paredes continuam inclinadas e são sustentadas por cabos de aço enferrujados, com perigo de queda.

Aos fundos do local, há um cemitério com quase todas as lápides destruídas. Mesmo depois de ter sido considerado patrimônio histórico pelo Conselho Estadual de Cultura, o sítio histórico de Queimado continuou sendo destruído.

Insurreição de Queimado
Queimado foi o local escolhido pelo Frei Gregório José de Maria Bene para construção de uma igreja, com a promessa de liberdade para os escravos que concluíssem a obra.

O frei, além de explorar o trabalho escravo, teria descumprido o trato, gerando a insatisfação nos 300 escravos que realizaram a construção.

Assim, teve início, no Espírito Santo, a Insurreição de Queimado. Tropas de todo o país foram enviadas para conter os escravos.

Fonte: G1es