ECONOMIA INTERNACIONAL

Situação da Irlanda do Norte põe em risco o Brexit

Sob controle do Reino Unido, país não aceitou sair do bloco.

Em 30/04/2018 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O principal negociador da União Europeia (UE) para o Brexit, Michel Barnier, advertiu nesta segunda-feira (30) que o andamento dos acordos para a saida do Reino Unido do bloco está em risco. Segundo ele, não há uma solução clara sobre a questão da Irlanda do Norte, que continuaria na UE, apesar de estar sob controle dos britânicos. A informação é da France Presse.

"O marco do acordo deve conter uma solução clara e operacional a respeito da Irlanda", disse Barnier em uma entrevista coletiva na Irlanda. "Até alcançarmos este acordo, existe um risco", afirmou.

A Irlanda do Norte, de maioria protestante, ficou sob controle do Reino Unido quando a Irlanda se tornou independente em 1922. A questão, no entanto, ficou problemática quando Londres decidiu deixar a União Europeia -- já que essa não é uma decisão que a Irlanda do Norte compartilha.

Sobre a questão da Irlanda, em março, os britânicos aceitaram integrar a opção de um "espaço regulamentar comum" que inclua a UE e a Irlanda do Norte, pelo menos até que se encontre outra solução satisfatória. Na prática, isso significa que a Irlanda não deixaria a União Europeia.

Um dos problemas com isso, entretanto, é que o Reino Unido exigiu que seja estabelecido um controle rígido sobre a fronteira entre os dois países -- o que gerou atrito entre dois governos.

Em uma entrevista ao jornal irlandês "Sunday Independent", Barnier destacou que "o Brexit criou um problema específico na Irlanda”. “É, portanto, responsabilidade do Reino Unido apresentar uma solução prática. Até agora, no entanto, não recebemos nenhuma solução prática", destacou.

(Foto: Emmanuel Dunand / AFP)