CULTURA
São Mateus celebra o Dia da Consciência Negra no Sítio Porto
A capital do Espírito Santo será simbolicamente transferida de Vitória para São Mateus.
Em 19/11/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Secretaria Municipal de Cultura vai realizar uma programação com a presença de diversas autoridades. O evento acontecerá na próxima sexta-feira (20), na Casa da Cultura
Na próxima sexta-feira (20) é celebrado o Dia da Consciência Negra, em comemoração à data, a capital do Espírito Santo será simbolicamente transferida de Vitória para São Mateus, em uma solenidade especial.
A Secretaria Municipal de Cultura vai realizar uma programação com a presença de diversas autoridades. O evento acontecerá na próxima sexta-feira (20), na Casa da Cultura, no Sítio Histórico Porto, a partir das 8h30.
Seguindo os protocolos de segurança, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), para evitar a propagação do Coronavírus, é importante manter o distanciamento e fazer uso obrigatório de máscara.
Programação
8:30 - Café Tradicional
8:30 às 18:30 - Exposição de Produtos/ Artesanato / Oficina de Turbantes
9:00 - Solenidade de Transferência Simbólica da Capital para o município de São Mateus, com a presença de autoridades.
10:30 – Composição de Mesa com o tema: Mulheres Quilombolas e suas Trajetórias na Educação e no Empoderamento dos Quilombos. Com as palestrantes: Olindina Serafim Nascimento, Mestre em Educação - UFES, Doutoranda em Educação - UFF/RJ, membro do GT de Educação Quilombola do Sapê do Norte, do Núcleo Estadual de Mulheres Negras e do Fórum de Mulheres do ES, e Selma Dealdina - Quilombola e Ativista.
12:00 - Pausa para almoço
13:30 - Empreendedorismo Afro – com Luana Correia
Composição da Mesa com o tema: Empreendedorismo Afro, com a palestrante Luana Correia - Empodera Afro.
15:00 - Composição da Mesa com o tema: Vidas Negras Importam. Com o Professor Dr. Carlos Luis Pereira – Pós-doutorado no PPGEEB - CEUNES-UFES, Prof. UNEB-BA.
16:00 - Lançamento de Livros (Na Secretaria Municipal de Educação)
“O Caminho do Quilombo: Histórias não contadas na Educação Escolar” – Olindina Cirilo Nascimento Serafim.
“O Reconhecimento e a Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial nas Aulas de História” – Marília Alves Chaves Silveira.
17:00 - Exposição Fotográfica
18:30 - Encerramento (Com informações da Prefeitura de São Mateus)